Como Controlar Suas Emoções e Pensar Racionalmente

Eu acho que não preciso lhe dizer o quanto é importante ter algum grau de controle sobre nossas emoções, para que possamos tomar decisões sábias e racionais.

Ainda assim, para lembrá-lo um pouco, deixe-me narrar a seguinte história, inspirada em alguns fatos reais:

Ana era a única filha do Sr. e da Sra. Almeida que trabalhavam na mesma empresa. Ela tinha 13 anos, era alegre e divertida.

Um dia, Ana decidiu ir à casa da prima e disse aos pais que não voltaria até a próxima semana. No entanto, depois de alguns dias, houve uma mudança de plano.

Sua prima teve que ir acampar por algumas semanas com a escola e Ana decidiu voltar para casa. Ela chegou no meio do dia quando seus pais estavam no trabalho.

Como sabia que seus pais não a esperariam tão cedo, ela decidiu fazer uma brincadeira. Ela se esconderia atrás da porta do quarto e, quando seus pais chegassem, pularia do nada e os assustaria! Apenas por diversão.

Quando seus pais finalmente chegaram à noite, a primeira coisa que notaram foi que a porta principal havia sido aberta. Eles ficaram aterrorizados e pensaram que a casa havia sido arrombada.

Esse medo foi confirmado quando ouviram barulho saindo do quarto de Ana. "QUEM ESTÁ AÍ?" gritou o Sr. Almeida e pegou sua espingarda.

Claro, não houve resposta do outro lado (Ana não queria estragar a diversão). Lentamente, o Sr. Almeida se aproximou da porta do quarto de Ana, cauteloso a cada passo e apontou a arma para frente. Assim que ele chegou à porta, Ana pulou do nada na frente dele e gritou "WOOOO".

O sr. Almeida, em estado de profundo choque e medo, puxou o gatilho automaticamente; matando Ana no local.

Essa história me dá calafrios toda vez que penso nisso. É um lembrete poderoso de como nossas emoções, especialmente medo e raiva, podem causar estragos em nossas vidas se não forem gerenciadas adequadamente.

Como Controlar Suas Emoções e Pensar Racionalmente

Porque as Emoções Influenciam Nossa Tomada de Decisão

Quando um evento acontece, as informações sobre ele chegam à nossa mente, então nossa mente atribui significado a ele e, finalmente, uma emoção pode ser desencadeada com base nesse significado.

Observe que isso é verdade não apenas para eventos externos, mas também para as coisas que imaginamos porque nosso subconsciente não consegue diferenciar entre imaginação e realidade.

É por isso que imaginar um cenário futuro positivo pode gerar emoções positivas de esperança e felicidade em você, enquanto imaginar um cenário negativo pode gerar medo ou ansiedade.

O significado que atribuímos é revelado pela conversa interna, ou seja, as coisas que dizemos a nós mesmos. Enquanto você lê esta postagem, há uma voz dentro de você que está lendo para você. Essa é a sua conversa interna.

Todos nós temos algumas respostas emocionais embutidas que são lançadas sempre que uma determinada emoção é acionada. Como resultado, não podemos acessar todos os nossos recursos mentais para podermos analisar a situação racionalmente porque um mecanismo de resposta já foi lançado.

Quando um general do exército dá um comando para atacar, não é considerado prudente parar e pensar primeiro no motivo de você ter entrado na batalha.

Quando estamos com raiva, por exemplo, nossa resposta à raiva é ativada, o que nos faz gritar, quebrar coisas ou lutar. Isso ocorre porque as emoções nos carregam com energia extra que precisamos liberar de uma maneira ou de outra.

Como você pode ver, de repente entramos em algum tipo de 'modo de piloto automático', onde somos influenciados por nossas emoções e é mais provável que tomemos uma decisão emocional em vez de uma racional.

As emoções, portanto, tendem a fazer você agir de maneira pré-programada e sua mente primeiro perde o processamento consciente das informações.

Controlando Emoções

Às vezes, nossas emoções podem resultar em consequências indesejadas das quais podemos nos arrepender mais tarde. Uma maneira de evitar isso e controlar suas emoções é em primeiro lugar tomar consciência dos gatilhos que causam essas emoções.

No momento em que você se conscientiza de uma emoção quando ela é desencadeada, você obtém poder sobre ela e, de repente, pode decidir não mais se apegar a essa emoção.

Quando você toma consciência de uma emoção, desenvolve-se um intervalo de tempo entre experimentar uma emoção e agir sobre ela.

Esse intervalo de tempo fornece a você a chance de reinterpretar a situação ou procurar outras opções e alternativas racionais para lidar com a situação, em vez de agir emocionalmente.

Outro nível no qual uma emoção pode ser controlada está em um estágio anterior antes que a própria emoção seja desencadeada. Este é o estágio em que você "atribui significado" a uma determinada situação.

Isso geralmente acontece subconscientemente no caso da maioria das pessoas, mas aqueles que aumentam seu nível de consciência têm a capacidade de atribuir conscientemente um significado desejável a uma situação que de outra forma geraria uma resposta emocional indesejada.

Com bastante prática, você percorrerá um longo caminho no controle de suas emoções e chegará o dia em que perceberá que não é mais um fantoche das cordas de suas emoções.
Postagem Anterior Próxima Postagem