5 Efeitos Positivos dos Jogos de Vídeogame na Sua Saúde Mental

Você já ouviu falar de "ludoterapia" antes? Sim, a ludoterapia é comumente usada como método terapêutico para crianças de 3 a 12 anos de idade, para ajudá-las a desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas. Em outros casos, também é usada para ajudar as crianças a se expressarem mais livremente por meio de atividades ou processos baseados em brincadeiras e a seguir experiências estressantes e traumáticas.

Hoje, a ludoterapia não poderia ser mais adequada e "digital", se pode se dizer, aparentemente, jogar videogame tem o mesmo efeito que a "ludoterapia" afeta crianças e adultos. Jogar videogame não é mais apenas uma atividade de lazer destinada a ser apreciada por crianças. De fato, estudos mostram que jogar videogame pode realmente aliviar os níveis de estresse e ansiedade e até ajudar a combater a depressão entre adultos.

O que é ainda mais interessante é que, se você der uma olhada na demografia, a idade média dos jogadores não é na verdade crianças ou adolescentes, mas esses são adultos reais com 34 anos de idade. E, surpreendentemente, existem ainda mais jogadores adultos do que meninos menores de 18 anos e as mulheres adultas compreendem 33% da população que joga videogame.

Portanto, antes de pedir aos seus filhos que tirem as mãos dos consoles, Smartphone ou PC, sugerimos que você leia isso primeiro e verifique como uma quantidade saudável de jogos pode realmente fazer maravilhas para sua saúde mental.

5 Efeitos Positivos dos Jogos na Sua Saúde Mental

1. Aumenta as Habilidades Cognitivas

Ouvimos numerosos argumentos sobre como os videogames são prejudiciais à sua saúde, no entanto, os resultados de décadas de estudos falam o contrário. O impacto de jogar videogame na cognição de um indivíduo tem sido estudado por cientistas e psicólogos há muito tempo e o que eles descobriram é que jogar videogame pode realmente aumentar as habilidades cognitivas de alguém.

De fato, um estudo de 15 anos conduzido por psicólogos da Universidade de Genebra, na Suíça, descobriu que os jogos de ação realmente melhoram as habilidades cognitivas de seus sujeitos, particularmente em percepção, reconhecimento espacial, tomada de decisão, atenção e tempo de reação.

2. Melhora a Memória

Definitivamente, é uma boa notícia que jogadores mais velhos também possam colher os benefícios de saúde de jogar videogame. De acordo com o The Journal of Neuroscience, "jogos cerebrais", como jogos de memória, quebra-cabeças e aqueles que envolvem lógica espacialmente complexa e tarefas de solução de problemas, podem estimular o cérebro a abrandar as lacunas de memória e, na verdade, melhorar a memória muscular e a capacidade cerebral entre os jogadores com as idades de 45 e 70.

3. Alivia o Estresse

Para muitas pessoas, os videogames são apenas o intervalo de que precisam após um dia estressante. É semelhante a tomar um banho quente após um longo dia de trabalho ou, finalmente, tomar a dose de cafeína que você sabe que fará você se sentir melhor. O fato é que, para algumas pessoas, jogar videogame oferece o equilíbrio emocional de que precisam depois de sofrer muita pressão do trabalho ou de assuntos pessoais.

Para apoiar essa suposição, considere o experimento realizado pela PopCap Games e pelos pesquisadores da East Carolina University, em que mediram a atividade cerebral de jogadores casuais enquanto jogavam e descobriram que, após 20 minutos, eles viram um aumento na variabilidade da frequência cardíaca e uma diminuição das ondas cerebrais alfa frontais esquerdas, que estão ligadas a aliviar os níveis de estresse e melhorar o humor.

4. Reduz a Ansiedade

Além de ajudar a aliviar o estresse, os jogos também são conhecidos por reduzir a ansiedade. Jogar videogame é ótimo para relaxar seu humor e ajudá-lo a se acalmar. Isso ocorre porque, ao jogar, você está mudando seu foco mental para uma atividade específica que é divertida e agradável para você e que lhe proporciona um período de paz e prazer.

5. Aumenta o Aprendizado e as Habilidades Sociais

Com jogos mais conectados do que nunca hoje, os jogos permitem que você conecte e conheça outras pessoas de todo o mundo. A ascensão dos jogos multijogador permitiu que os jogadores se socializassem e jogassem juntos para formar equipes e para outros construírem amizades, de modo que o estereótipo de que os jogadores são introvertidos, na maioria isolados, nunca poderia estar mais errado.

De fato, 63% dos jogadores adultos jogam com seus amigos e outras pessoas. Além de incentivar interações sociais, os videogames também são uma ótima plataforma para mostrar informações educacionais e ensinar questões relevantes.

Considerações Finais

Manter uma quantidade adequada de tempo de jogo é benéfico para manter uma mente saudável, pois ajuda a liberar agressões ou frustrações e mantém esse equilíbrio emocional ao longo do dia.

Portanto, da próxima vez que você ver seus filhos jogando videogame, talvez em vez de repreendê-los, você deve agendar um fim de semana com seus filhos, onde poderá desfrutar de um jogo de Call of Duty, Super Mario, Zelda ou apenas se deliciar com um jogo clássico de Tetris.
Postagem Anterior Próxima Postagem