A Sensação de Ser Ignorado: O Que Realmente Poderia Significar

Você já se sentiu ignorado?

Provavelmente, sim - todos nós fomos uma vez ou outra. Ser ignorado por alguém em particular ou por pessoas em geral que olham além de você, sentir-se ignorado é isolante e doloroso. Isso pode nos levar a agir de maneira destrutiva. Isso pode ser particularmente verdadeiro quando você se sente ignorado ou desprezado por alguém que ama.

Então, como você deve lidar com a sensação de ser ignorado? É possível que você esteja fazendo alguém se sentir ignorado sem nem perceber?

Vamos dar uma olhada.

A Sensação de Ser Ignorado: O Que Realmente Poderia Significar

Os Efeitos de Ser Ignorado

Ser maltratado é horrível, mas ser ignorado pode ser pior. De fato, o tratamento silencioso é uma tática frequentemente usada por pessoas que desejam infligir dor sem serem confrontadas externamente. É manipulador e cruel.

As pessoas que fazem questão de ignorar os outros e usar o tratamento silencioso como arma podem não perceber os graves efeitos que seu comportamento pode ter. Elas não sabem o quão devastadores esses efeitos podem ser. E algumas pessoas podem nem perceber que é isso que estão fazendo.

Embora seu comportamento indiferente seja egoísta, pode muito bem ser acidental.

Ser ignorado pode causar trauma emocional. Eventualmente, pode levar à depressão, raiva e baixa autoestima. Como as pessoas são naturalmente criaturas sociais, ansiamos por aceitação, inclusão e reconhecimento.

Para o bem ou para o mal, costumamos usar as pessoas ao nosso redor como um espelho. A reação deles a nós forma, ou pelo menos influencia, nossa própria opinião sobre nós mesmos. Ser ignorado pelas pessoas ao nosso redor, especialmente um ente querido, é como olhar no espelho e não ver nada lá. Isso pode nos deixar questionando nossa autoestima e valor.

Mas não é somente o estresse psicológico que sentimos quando somos ignorados. Também podemos ter problemas físicos. A dor emocional pode levar a dores de cabeça, problemas digestivos, interrupções nos padrões de sono ou alimentação e até doenças. Todos eles têm sérias consequências se não forem tratados adequadamente.

O Que Você Pode Fazer Para se Sentir Visto

Mas o que você pode fazer se se sentir ignorado?

Você não pode fazer alguém prestar atenção em você, certo? Bem, você pode. Infelizmente, os comportamentos usados ​​por aqueles que demandam a atenção de alguém geralmente são negativos e destrutivos. Eles vêm de uma sensação desesperada de que qualquer tipo de atenção é melhor do que nenhuma atenção.

No entanto, isso realmente não é verdade.

Se você sente que está sendo ignorado, a melhor coisa a fazer é permanecer calmo. Permitir-se ficar tão chateado com isso pode afastar as pessoas. A próxima coisa que você precisa fazer é considerar por que você se sente assim.

Pergunte a si mesmo:

Tenho certeza de que realmente estou sendo ignorado? Será que as pessoas (ou uma pessoa em particular) estão apenas ocupadas?

Por exemplo, se você sente que as pessoas olham através de você quando você anda na rua, talvez seja hora de examinar seu próprio comportamento. As pessoas geralmente correspondem com o comportamento de outras pessoas em um ambiente público.

Poderia a indiferença que você sente dos outros uma resposta ao seu próprio comportamento indiferente? Você sorri para os outros ao passar? Você faz contato visual ou segura uma porta quando a oportunidade se apresenta?

Se a resposta for não, é bem provável que aqueles que estão ao seu redor estejam respondendo a sinais que você está emitindo que dizem: "Deixe-me em paz".

Se você está sendo ignorado por uma pessoa em particular, no entanto, precisa examinar um pouco mais de perto os possíveis motivos. Faça isso com a mente aberta. No mundo excessivamente ocupado de hoje, é perfeitamente possível que a pessoa que está ignorando você esteja realmente distraída com seus próprios problemas e horários. Pode não ter nada a ver com você pessoalmente.

Por outro lado, representar nossos sentimentos negativos com silêncio intencional, como o efeito fantasma, tornou-se cada vez mais a norma, de modo que poderia haver mais. Há uma maneira infalível de descobrir isso - pergunte.

Se você acha que alguém pode estar te ignorando de propósito, a melhor maneira de entender o motivo é perguntar diretamente. Fazer isso de maneira inquisitiva e amigável dará à outra pessoa o encorajamento para responder honestamente. E abordar o problema dessa maneira mostrará a pessoa e outras pessoas que você não aceita que seja desprezado e ignorado como uma resposta apropriada.

Como Você Pode Estar Ignorando as Pessoas e Nem Mesmo Sabe Disso.

E se você é quem está ignorando? Você sabia disso?

Todos nós sabemos que a vida pode ficar um pouco louca às vezes e podemos nos tornar absorvidos. Mas quando você se torna tão focado no seu próprio mundo que para de retornar ligações, responder e-mails ou prestar atenção às pessoas mais próximas a você, isso foi longe demais. Agora você é quem ignora e faz com que os outros se sintam invisíveis. Isso não é bom.

O melhor conselho é reservar um ou duas vezes por semana para parar e fazer um balanço de seus relacionamentos e comportamento. Pense um pouco no que as pessoas ao seu redor também podem estar enfrentando. Nada em nossas vidas e relacionamentos permanece estático ou perpetuamente harmonioso.

Sempre existem altos e baixos e para frente e para trás. Portanto, se você estiver se sentindo ignorado, pense um pouco sobre o porquê e se seu comportamento está contribuindo para isso. Faça uma autoavaliação.

Você poderia ser o motivo pelo qual alguém está se sentindo ignorado e invisível?
Postagem Anterior Próxima Postagem