O Efeito Akrasia: Porque Não Seguimos o Que Nos Propusemos a Fazer e o Que Fazer a Respeito

No verão de 1830, Victor Hugo estava enfrentando um prazo impossível. Doze meses antes, o autor francês havia prometido a sua editora um novo livro. Mas, em vez de escrever, ele passou o ano perseguindo outros projetos, entretendo convidados e adiando seu trabalho. Frustrada, a editora de Hugo respondeu estabelecendo um prazo a menos de seis meses. O livro tinha que ser concluído em fevereiro de 1831.

Hugo inventou um plano estranho para vencer sua procrastinação. Ele juntou todas as suas roupas e pediu a um assistente para trancá-las em um baú grande. Ele ficou sem nada para vestir, exceto um grande xale. Sem roupas adequadas para sair ao ar livre, ele permaneceu em seu escritório e escreveu furiosamente durante o outono e o inverno de 1830. O Corcunda de Notre Dame foi publicado duas semanas antes, em 14 de janeiro de 1831.

O Efeito Akrasia: Porque Não Seguimos o Que Nos Propusemos a Fazer e o Que Fazer a Respeito

O Antigo Problema da Akrasia

Os seres humanos vêm procrastinando há séculos. Mesmo artistas prolíficos como Victor Hugo não eram imunes às distrações da vida cotidiana. O problema é tão atemporal, de fato, que os filósofos gregos antigos como Sócrates e Aristóteles desenvolveram uma palavra para descrever esse tipo de comportamento: Akrasia.

Akrasia é o estado de agir contra seu melhor julgamento. É quando você faz uma coisa, mesmo sabendo que deve fazer outra coisa. Traduzido livremente, você poderia dizer que a Akrasia é procrastinação ou falta de autocontrole. Akrasia é o que impede você de seguir com o que você se propõe a fazer.

Porque Victor Hugo se comprometeu a escrever um livro e depois o adiou por mais de um ano? Porque fazemos planos, estabelecemos prazos e nos comprometemos com as metas, mas depois não cumprimos com elas?

Porque Fazemos Planos, Mas Não Agimos

Uma explicação para o motivo pelo qual a Akrasia governa nossas vidas e a procrastinação nos atrai tem a ver com um termo de economia comportamental chamado "inconsistência do tempo". A inconsistência no tempo refere-se à tendência do cérebro humano de valorizar mais as recompensas imediatas do que as futuras.

Quando você faz planos para si mesmo - como estabelecer uma meta para perder peso, escrever um livro ou aprender um idioma -, na verdade, você está fazendo planos para o seu futuro. Você está imaginando como deseja que sua vida seja no futuro e, quando pensa no futuro, é fácil para o seu cérebro ver o valor de tomar ações com benefícios a longo prazo.

Quando chega a hora de tomar uma decisão, no entanto, você não está mais fazendo uma escolha para o seu futuro eu. Agora você está no momento e seu cérebro está pensando no eu presente. E os pesquisadores descobriram que o eu atual realmente gosta de gratificação instantânea, não de recompensa a longo prazo. Essa é uma das razões pelas quais você pode ir para a cama sentindo-se motivado a fazer uma mudança em sua vida, mas quando acorda, se vê caindo em velhos padrões. Seu cérebro valoriza benefícios a longo prazo quando eles estão no futuro, mas valoriza gratificação imediata quando se trata do momento presente.

Essa é uma das razões pelas quais a capacidade de adiar a gratificação é um grande preditor de sucesso na vida. Compreender como resistir à atração da gratificação instantânea - pelo menos ocasionalmente, se não de forma consistente - pode ajudá-lo a preencher a lacuna entre onde você está e onde quer estar.

A Estrutura Que Você Precisa Para Vencer a Procrastinação

Aqui estão três maneiras de superar a Akrasia, vencer a procrastinação e seguir o que você pretende fazer.

Estratégia 1: Projete Suas Ações Futuras.

Quando Victor Hugo trancou suas roupas para que ele pudesse se concentrar na escrita, ele estava criando o que os psicólogos chamam de "dispositivo de compromisso". Um dispositivo de compromisso é uma escolha que você faz no presente que controla suas ações no futuro. É uma maneira de bloquear comportamentos futuros, vinculá-lo a bons hábitos e restringi-lo de maus.

Existem muitas maneiras de criar um dispositivo de compromisso. Você pode reduzir o consumo excessivo comprando alimentos em pacotes individuais, e não em tamanho maior. Você pode pedir voluntariamente para ser adicionado à lista de proibidos em cassinos e sites de pôquer on-line para evitar futuros problemas de jogo. Eu já ouvi falar de atletas que precisam "perder peso" para uma competição escolhendo deixar suas carteiras em casa durante a semana antes da pesagem, para que não fiquem tentados a comprar fast-food.

As circunstâncias diferem, mas a mensagem é a mesma: os dispositivos de compromisso podem ajudá-lo a projetar suas ações futuras. Encontre maneiras de automatizar seu comportamento antecipadamente, em vez de confiar na força de vontade no momento. Seja o arquiteto de suas ações futuras, não a vítima delas.

Estratégia 2: Reduza o Atrito da Partida.

A culpa e a frustração de procrastinar geralmente são piores do que a dor de fazer o trabalho. Nas palavras de Eliezer Yudkowsky: “De momento a momento, estar no meio da execução do trabalho geralmente é menos doloroso do que estar no meio da procrastinação”.

Então, por que ainda procrastinamos? Porque estar no trabalho não é difícil, difícil é começar o trabalho. O atrito que nos impede de agir geralmente se concentra em iniciar o comportamento. Quando você começa, geralmente é menos doloroso fazer o trabalho. É por isso que geralmente é mais importante criar o hábito de começar quando você inicia um novo comportamento do que se preocupar em ter ou não sucesso no novo hábito.

Você tem que reduzir constantemente o tamanho de seus hábitos. Coloque todo o seu esforço e energia na construção de um ritual e torne o mais fácil possível começar. Não se preocupe com os resultados até que você domine a arte de aparecer.

Estratégia 3: Utilize as Intenções de Implementação.

Uma intenção de implementação é quando você declara sua intenção de implementar um comportamento específico em um momento específico no futuro. Por exemplo, "Vou me exercitar por pelo menos 30 minutos em [DATA] em [LOCAL] às [HORA]"

Existem centenas de estudos bem-sucedidos que mostram como as intenções de implementação afetam positivamente tudo, desde hábitos de exercício a vacinas contra gripe. No estudo da vacina contra a gripe, os pesquisadores analisaram um grupo de 3.272 funcionários em uma empresa do Centro-Oeste e descobriram que os funcionários que anotavam a data e hora específicas que planejavam tomar a vacina eram significativamente mais propensos a seguir semanas depois.

Parece simples dizer que agendar as coisas com antecedência pode fazer a diferença, mas, como já discuti anteriormente, as intenções de implementação podem aumentar a probabilidade de duas a três vezes mais de executar uma ação no futuro.

Combate à Akrasia

Nossos cérebros preferem recompensas instantâneas a pagamentos de longo prazo. É simplesmente uma consequência de como nossas mentes funcionam. Diante dessa tendência, muitas vezes precisamos recorrer a estratégias malucas para fazer as coisas - como Victor Hugo trancando todas as suas roupas para poder escrever um livro. Mas acredito que vale a pena gastar tempo construindo esses dispositivos de compromisso se seus objetivos forem importantes para você.

Aristóteles cunhou o termo enkrateia como o antônimo de Akrasia. Enquanto Akrasia se refere à nossa tendência de ser vítima de procrastinação, enkrateia significa estar "no poder sobre si mesmo".

Projetar suas ações futuras, reduzir o atrito de iniciar bons comportamentos e usar intenções de implementação são etapas simples que você pode executar para tornar mais fácil viver uma vida de enkrateia em vez de uma Akrasia.
Postagem Anterior Próxima Postagem