10 Maneiras Eficazes de Responder, Não Reagir, em Momentos de Estresse

A maioria de nós já perdeu completamente o controle com alguém em um momento estressante.

Embora possa parecer catártico perder o controle naquele momento, as consequências desse tipo de purificação mental e emocional podem ser muito destrutivas.

Palavras faladas com raiva nunca podem ser retiradas.

Se você disser algo realmente horrível para seu cônjuge ou filho em um momento de raiva, por exemplo, você pode prejudicar seu relacionamento com eles para sempre.

E o mesmo pode ser dito de certas ações.

Aqui estão 10 dicas que permitirão que você responda, em vez de reagir, durante os momentos de estresse.

10 Maneiras Eficazes de Responder, Não Reagir, em Momentos de Estresse

1. Pare e respire fundo três vezes.

Basta fazer uma pausa e respirar. Estamos falando de respirações abdominais profundas e calmantes aqui.

Nossa resposta natural a qualquer tipo de estresse é prender a respiração e descontrolar. Isso resulta em uma frequência cardíaca ainda mais acelerada quando entramos no modo “lutar ou fugir”.

Também tende a resultar em pessoas dizendo e / ou fazendo coisas das quais se arrependem mais tarde.

Em vez de tirar o sapato e jogá-lo na pessoa que o incomodou, respire fundo três vezes.

Respire pelo nariz contando até oito, enchendo a parte inferior dos pulmões e a barriga de ar.

Prenda essa respiração contando até oito e, em seguida, expire contando até oito.

Se fazer isso três vezes não o acalmar, repita o processo mais três vezes. Isso deve ser o suficiente para impedi-lo de perder totalmente o controle enquanto calcula as próximas etapas.

2. Dê um passeio.

Esteja você estressado por uma situação ou por uma pessoa, ficar alguns minutos longe dela pode ser muito bom.

Faça conhecida suas intenções se estiver lidando com outras pessoas. Diga a elas que você precisa dar uma caminhada para clarear a cabeça e que irá resolver a situação quando voltar.

Alternativamente, se você estiver se afastando do caos absoluto em casa porque sua pia explodiu ou o cachorro aniquilou sua sala de estar, certifique-se de que nada vai explodir se você ficar fora por 10 minutos.

Faça uma caminhada em um ritmo rápido, mas regular, respirando fundo e concentrando-se no que está ao seu redor. Isso permitirá que os hormônios do estresse (principalmente adrenalina e cortisol) diminuam um pouco.

Se possível, tente fazer essa caminhada em um ambiente natural, como um parque, área florestal local ou praia. O ruído constante e os estímulos visuais ao seu redor em um ambiente urbano podem apenas aumentar o seu estresse. Em contraste, a natureza quase sempre nos oferece uma tremenda sensação de paz e calma.

3. Determine se sua resposta é apropriada para a situação atual.

Da mesma forma que uma punição deve caber em um crime, uma resposta deve ser apropriada à situação em questão.

Muitas pessoas reprimem emoções negativas por longos períodos de tempo. Se elas estão continuamente estressadas ​​por um filho ou cônjuge, por exemplo, elas podem ocultar e reprimir o que realmente estão se sentindo para manter a paz.

Então, quando elas não aguentam mais, elas liberam toda a sua raiva e emoção reprimidas. O resultado é um turbilhão que pode ser muito mais intenso do que a situação atual realmente merece.

A sua reação é razoável no que diz respeito a esta situação específica?

Ou você está fervendo de raiva por causa de vários outros fatores que contribuem para sua vida?

Você está realmente com raiva da pessoa na sua frente agora? Ou a ação delas o lembrou de ações semelhantes com as quais outras pessoas o enfureceram?

Tente evitar punir aqueles que estão em sua vida agora pelos erros de outras pessoas.

Só porque outra pessoa o desrespeitou ou maltratou e você se sentiu provocado, não é normal atacar os envolvidos neste caso.

4. Busque a lógica sobre a emoção.

Observe os fatos reais da situação, em vez de como você se sente a respeito.

Anote os detalhes do que aconteceu, sem qualquer embelezamento baseado na emoção.

Por exemplo:

- O estagiário clicou em “responder a todos” para um e-mail, em vez de apenas “responder”.

- Como resultado, todo o conselho de administração leu sua descrição de um administrador como um "assassino de alegria com cara de lua".

- Você recebeu reclamações de três deles sobre comportamento impróprio, além de uma resposta concordando com a avaliação do estagiário.

- Isso causará algum conflito com o conselho.

Depois de definir os fatos, você pode determinar as próximas etapas necessárias para o controle de danos.

Em uma situação como essa, em vez de rasgar o estagiário ao meio e demiti-lo, você poderia aproveitar isso como uma oportunidade de ensino.

Ele pode aprender sobre as consequências de suas ações e como elaborar um pedido de desculpas sincero.

Este não é o momento para ter um acesso de raiva sobre como você se sente envergonhado com a situação, nem sobre o quanto você sempre odiou aquele estagiário. Seguir esse caminho pode fazer com que você diga algumas coisas das quais se arrependerá mais tarde.

Esse arrependimento não inclui apenas sentir-se mal por ser mau. Palavras faladas com raiva também podem voltar para assombrá-lo se a outra pessoa achar que uma ação legal é necessária.

Você pode falar antes de realmente considerar as consequências de suas palavras, você pode ficar horrorizado se algo que poderia ser interpretado como intolerante ou odioso for pronunciado.

5. Verifique se isso foi acidental ou negligência.

Há uma grande diferença entre uma situação que foi causada por acidente e outra que surgiu por distração.

Por exemplo, é compreensível se você enlouquecer porque algo em sua casa pegou fogo. Lidar com um incêndio em uma casa pode ser absolutamente assustador, e a resposta instantânea de como foi causado pode ser igualmente incendiária.

Dito isso, é importante reconhecer quando algo é acidental e ter um certo grau de compaixão a esse respeito.

O incêndio mencionado aconteceu porque um jovem tentou cozinhar algo e um respingo de gordura acendeu? Nesse caso, a forma como você reage em relação a ele (apesar da fumaça e do coração batendo forte na garganta) influenciará sua autoconfiança e independência no futuro.

Por outro lado, se aquele jovem começou a cozinhar algo e depois se distraiu com um videogame ou alguma outra atividade irresponsável, você tem todo o direito de ficar com muito mais raiva dele.

6. Avalie os danos de longo prazo e as ações necessárias para corrigi-los.

Isso é algo que pode ser consertado? Em caso afirmativo, quanto esforço será necessário para corrigi-lo?

Alternativamente, danos irreparáveis ​​foram causados?

Para o primeiro, detalhe a extensão do dano em uma lista escrita. Se necessário, faça algumas estimativas de orçamento sobre o que será necessário para resolver o problema e como fazer isso.

Por exemplo, se você está lidando com as consequências de um incêndio na cozinha, calcule o que será necessário para substituir itens danificados. Em seguida, converse com quem ateou fogo sobre como eles irão contribuir para essas despesas.

No caso de ocorrer um dano irreparável, envolva também o responsável no processo. A casa pegou fogo por causa de sua negligência? Em seguida, eles precisarão se envolver com a papelada do seguro e haverá consequências pessoais para suas ações.

Também existe a possibilidade de que pouco ou nenhum dano tenha sido feito.

Se o fogo foi contido, não destruiu nenhuma propriedade ou feriu ninguém, então esse é um problema totalmente diferente.

Em casos como esses, precisamos fazer um balanço para reconhecer por que tivemos uma resposta emocional tão intensa à situação. Foi uma resposta baseada no medo de terror de que seus entes queridos fossem feridos? Ou desencadeou traumas passados?

Tente determinar por que você reagiu tão fortemente. Entender isso permitirá que você esteja mais bem preparado para lidar com problemas semelhantes no futuro, caso eles ocorram.

7. Reconheça se isso é uma questão de diferenças pessoais.

Se a situação que o está irritando ou estressando for interpessoal, dê um passo para trás e determine se você está chateado porque alguém está se comportando de maneira diferente de você.

Ou ele está adotando uma abordagem oposta à sua. Mesmo que seja tão eficiente, você pode ficar chateado por ele não estar fazendo as coisas do seu jeito.

Este é frequentemente o caso com alguns gerentes e outros que estão acostumados a micro gerenciar os outros. Eles querem que as coisas sejam feitas de uma maneira específica e não aceitam que os outros façam as coisas de maneira diferente.

As palavras "apenas faça o que eu pedi" tendem a ser cogitadas por esse grupo, e os temperamentos vão de uma leve irritação a uma explosão de fúria incendiária.

8. Pergunte a si mesmo como gostaria de ser tratado.

Depois de se acalmar um pouco usando alguns dos conselhos acima, reserve um tempo para determinar como você gostaria que a outra pessoa se comportasse com você se seus papéis fossem invertidos.

Depois de determinar que tipo de resposta racional e respeitosa você gostaria de receber nessa circunstância, você terá uma ideia melhor de como tratar a outra pessoa / pessoas envolvidas nesta situação.

9. Obtenha a perspectiva deles sobre a situação.

Depois de se acalmar um pouco e dar um pouco de espaço à situação, converse com a outra pessoa sobre isso. Na maioria das vezes, os conflitos surgem mais devido a mal-entendidos do que a malícia.

Se ela puder dar sua opinião sobre como as coisas se desenvolveram, você poderá obter uma perspectiva melhor das coisas como um todo.

Afastar-se da situação e processar todas as informações que você tem sobre ela pode acalmar consideravelmente as emoções intensas.

10. Aterrisse antes de fazer qualquer outra coisa.

Considere isso como fechar o círculo antes de passar para outra tarefa, responsabilidade ou busca.

Lembra daquelas três respirações profundas que você respirou no início de tudo isso? Você vai fazer algo semelhante agora para deixar tudo isso ir para que possa se concentrar no que precisa ser feito a seguir.

Se você tem tempo (e / ou espaço ao seu redor) para fazer ioga, essa seria a escolha ideal.

Sente-se no chão, com as pernas cruzadas ou em posição de lótus. Respire profundamente mais algumas vezes e comece a fazer alguma respiração alternada nas narinas do nadi shodhana. Aqui está um vídeo que pode ajudar a guiá-lo se você ainda não estiver familiarizado com a prática.

Como a maioria dos tipos de respiração meditativa e consciente, isso ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Você pode se surpreender ao descobrir como é eficaz para ajudá-lo a se acalmar após uma situação estressante.

Faça 10 respirações para começar e, em seguida, determine se você precisa de mais ou não. Na verdade, mesmo se você sentir que está indo muito bem e não precisa mais, faça mais 20 de qualquer forma.

Se você tiver energia para fazer isso, passe a algumas posturas de ioga de enraizamento e aterramento, como virabhadrasana (postura do guerreiro) ou vrikshasana (postura da árvore). Ambos estimulam o equilíbrio e a estabilidade, além de liberar o estresse. Ao fazer isso, imagine qualquer estresse remanescente saindo de seu corpo e caindo na terra.

Depois de fazer essas práticas calmantes e discutir calmamente tudo o que aconteceu com outras pessoas ao seu redor, você estará em uma posição ideal para seguir em frente com graça.

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