7 Coisas a Fazer Quando Você se Sentir Sem Esperança

Desesperança é uma palavra interessante.

É interessante porque existem duas percepções muito diferentes de desesperança que muitas vezes você pode ver para chegar aos sem esperança.

Primeiro, você tem as pessoas tentando acender uma luz na escuridão absoluta que é a desesperança total, o tipo de escuridão em que há uma total falta de oxigênio e combustível para obter a centelha.

É o tipo de vazio onde nada existe: não há pontos positivos pelos quais esperar, não há negativos atualmente rasgando você em pedaços. É apenas escuridão vazia, como flutuar sem rumo no espaço sideral diretamente em um buraco negro.

E então você tem desesperança como um medo absoluto de que sua situação não melhore, onde você não é tão severo a ponto de ainda ser capaz de realmente sentir emoções como desesperança.

Pode ser que muitas coisas não tenham funcionado, ou talvez você esteja preso em uma situação ruim por muito tempo, ou talvez você esteja apenas passando por muita coisa agora. Talvez seja algo crônico, como ter uma doença terminal, em que tudo o que você pode fazer é aceitar a situação.

A desesperança abrange muito território - e estamos trazendo isso à tona por um motivo. Esta é uma lista de coisas a fazer quando você se sentir sem esperança que o ajudará a encontrar uma maneira de sobreviver e progredir contra o que quer que esteja enfrentando.

Queremos reforçar que esta não pode ser uma lista exaustiva. Queremos reiterar que, se você não tiver esperança, ler esta lista e não encontrar nada que o conecte; isso não significa que não haja nada que possa ajudá-lo.

O fato da questão é, se você se sentir sem esperança, deve procurar ajuda profissional de um profissional de saúde mental para chegar ao cerne do motivo pelo qual você se sente sem esperança e resolvê-lo.

Esse tipo de sentimento extremo não é algo que você consegue resolver sozinho. E mesmo que possamos dar a você algumas informações sobre como tentar sobreviver e rastejar para frente, não podemos fornecer conselhos específicos que irão ajudá-lo a lidar com qualquer trauma, doença mental ou problemas que estão alimentando sua desesperança.

Enquanto isso, vamos falar sobre algumas estratégias para sobreviver a essa desesperança até que você possa sair do buraco.

7 Coisas a Fazer Quando Você se Sentir Sem Esperança

1. O poder da distração.

A desesperança é um estado que piora à medida que você pensa nela. Isso significa que o tempo ocioso ou muito tempo para pensar pode ser um inimigo do progresso.

Uma boa maneira de superar isso é se distrair com outra coisa e se forçar a abandonar os hábitos que normalmente teria enquanto estivesse naquele espaço mental escuro.

Por exemplo, se você se enrolar na cama e ficar olhando para a parede, force-se a sair para algum lugar.

Vá a um parque local ou shopping center, sente-se e aprecie a paisagem. Concentre-se em diferentes elementos do que você está vendo. Veja o tráfego, os animais, as pessoas, qualquer coisa que possa estar acontecendo. Em vez disso, concentre-se nisso, em vez de alimentar a desesperança.

Saia e faça exercícios. Vá jantar fora. Assista a um filme. Faça qualquer coisa além de sentar-se e refletir sobre os sentimentos. Isso os tornará piores.

NÃO recorra às drogas e ao álcool para entorpecer o vazio. A automedicação por meio do abuso de substâncias é algo comum, mas você deve evitá-la, se puder. Isso cria um problema adicional com o qual você eventualmente precisará lidar. A festa sempre acaba mais cedo ou mais tarde.

2. Crie um plano de ação.

Às vezes, a desesperança decorre da falta de direção. Problemas de saúde mental, como depressão, podem fazer com que uma pessoa enraíze-se no lugar por falta de energia ou motivação para seguir em frente.

Uma maneira de combater isso é criar um plano de ação de metas alcançáveis ​​que o moverá na direção que você precisa seguir.

Por exemplo, digamos que você deseja encontrar um terapeuta. Há uma série de etapas que você pode seguir para atingir esse objetivo. Entre na internet, procure terapeutas em sua área, veja as informações que você encontra online, ligue para os diferentes provedores, marque uma consulta e, em seguida, vá até a consulta quando ela chegar.

Esse tipo de planejamento pode ser aplicado a qualquer coisa, desde encontrar um conselheiro até pedir uma pizza ou procurar um emprego.

E é útil ter esse plano e lista em mãos quando seu cérebro diz que nada vale a pena fazer e que tudo é inútil.

3. Lembre-se de que seu cérebro pode estar mentindo para você.

Existem muitos problemas de saúde mental que distorcem a forma como sentimos e interpretamos o mundo.

Às vezes, uma doença mental cria emoções completamente falsas e pensamentos distorcidos para apoiar essas emoções. E quando saltamos sobre esses processos de pensamento e fluímos com eles, é fácil ficarmos envolvidos em quão verdadeiros eles parecem.

Mas, muitas vezes, eles não são verdadeiros. A maioria dos problemas podem ser tratados e resolvidos. Claro, existem situações negativas que são totalmente desagradáveis, mas nem sempre será assim. As coisas vão mudar eventualmente, de uma forma ou de outra.

Ancore-se de volta à realidade, lembrando-se de que esses sentimentos podem não refletir com precisão a sua situação.

Você pode estar em uma situação em que não tem certeza de como seguir em frente, e tudo bem. Existem respostas por aí em algum lugar; só pode levar um pouco mais de tempo e esforço para encontrá-las.

4. Argumente por esperança.

A desesperança é muitas vezes um estado de impotência, sensação de que não pode mudar efetivamente ou que as coisas não vão melhorar. Esses sentimentos podem resultar de uma situação de vida ruim, doença mental ou estar oprimido pelo que você está experimentando no momento.

Uma maneira de resistir a tudo isso é argumentar consigo mesmo por esperança. Concentre-se nas coisas que você pode mudar, no que você pode alcançar, nas oportunidades que você pode criar para si mesmo no futuro. As coisas podem estar ruins agora, mas não precisam continuar assim.

Você também pode tentar olhar para pessoas inspiradoras ou pessoas que alcançaram os objetivos que você está buscando.

Há muitas pessoas que conseguiram superar algumas circunstâncias terríveis, e você também pode fazer isso. Certamente não vai ser fácil ou divertido, mas ainda há esperança para você.

5. Confie em um amigo ou familiar de confiança.

Às vezes, ajuda a arejar os pensamentos negativos para dar-lhes menos poder. Falar com alguém em quem você confia pode proporcionar um alívio muito necessário para os sentimentos negativos.

Eles podem fornecer uma perspectiva diferente e mais equilibrada que não está enraizada na negatividade ou no vazio da desesperança.

E mesmo que eles não possam necessariamente fornecer ajuda, pode ser bom ter alguém sentado com você em suas lutas por um tempo, pelo menos para lembrar que você não está sozinho.

Agora, se você não tem um amigo ou membro da família de confiança, você pode considerar um grupo de apoio ou fórum online onde você pode estar perto de outras pessoas que têm dificuldades semelhantes às suas. Apenas estar perto de outras pessoas que estão passando por coisas semelhantes pode ser reconfortante às vezes.

6. Concentre-se em coisas que você pode apreciar.

Provavelmente há coisas em sua vida que você aprecia. Isso pode ser boa música, um hobby, outra pessoa, uma experiência que você superou; tudo o que funciona, desde que seja algo que você possa apreciar.

Passe algum do seu tempo com aquilo que você aprecia. Concentre-se na gratidão pela coisa e lembre-se das melhores partes da vida.

A desesperança pode ser algo que o está confundindo no momento, enquanto você experimenta uma queda em sua saúde mental. Essa gratidão e apreço por todas as coisas que ressoam em você podem ajudar a moderar os sentimentos negativos.

7. Procure ajuda profissional.

Como mencionamos anteriormente, a desesperança é uma emoção muito séria que pode apontar para diferentes problemas.

Se você está passando por desesperança, seria uma boa ideia conversar com um profissional de saúde mental para abordar os motivos subjacentes.

Não ceda a esses sentimentos negativos. As coisas vão mudar, mais cedo ou mais tarde. Elas sempre mudam.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem