12 Razões Pelas Quais a Honestidade é Muito Importante na Vida

A honestidade é muito importante. Isso é um fato, certo?

Nem todo mundo parece pensar assim. Mentiras, engano e ocultação da verdade são comuns.

Mas quando você realmente começa a examinar o caso da honestidade, percebe que é uma opção muito melhor do que a alternativa.

Portanto, aqui estão 12 boas razões pelas quais o valor da honestidade está além da medida.

12 Razões Pelas Quais a Honestidade é Muito Importante na Vida

1. Ela sustenta a confiança em um relacionamento.

Esteja você lidando com um cônjuge, parceiro, um amigo, um membro da família ou um colega, quando você é honesto com essa pessoa, ela têm um motivo para confiar em você.

Se ela souber que você é uma pessoa honesta e íntegra, não precisara questionar o que você tem a dizer ou procurar os motivos subjacentes por trás de suas ações.

Ela sabe que você é o tipo de pessoa honesta que diz o que quer e faz o que ele diz.

Compare isso com a abordagem oposta de inverdades e meias verdades que corroem a confiança, pouco a pouco ou de uma vez.

2. É mais fácil de entender.

Quando você tem clareza sobre o que realmente pensa ou acredita, não há área cinzenta onde a confusão cresça.

A outra pessoa não precisa adivinhar o que você realmente quer dizer.

E com clareza vem uma melhor compreensão de suas expectativas em relação a ela, caso haja alguma.

Ela sabe o que você realmente gostaria que ela fizesse, em vez de tentar inferir isso a partir das mensagens confusas que você pode dar quando não está sendo totalmente honesto.

3. É mais provável que você consiga o que deseja.

O ponto anterior sobre clareza significa que você tem mais chances de obter o resultado final que espera.

Muitas vezes, escondemos nossos verdadeiros desejos ou preferências por trás da cortina de “certo”, “ótimo”, “ok” e “tudo bem” em vez de falar nossa verdade.

Mas quando somos completamente honestos conosco e com os outros, encorajamos as ações corretas que levam ao que queremos.

Quando falamos, é mais provável que a outra pessoa ouça. Você pode não conseguir o que quer porque muitas vezes devem ser feitos compromissos, mas pelo menos você vai conseguir algumas vezes ou será alcançado um meio-termo que se adapte a vocês dois.

E ser honesto não é de forma alguma manipular as pessoas para que façam o que você quer. É o oposto completo - é ser transparente e aberto para que os outros possam levar em consideração seus pontos de vista e sentimentos.

4. Abre espaço para que outros sejam vulneráveis.

Por falar em ser aberto, o melhor de ser honesto é que isso incentiva os outros a serem honestos também.

E em termos de relacionamento com outras pessoas, a abertura dá origem à vulnerabilidade e a vulnerabilidade dá origem a uma conexão genuína.

A honestidade é atraente nesse sentido porque permite que a outra pessoa deixe cair a máscara que ela pode sentir que precisa usar na vida. Elá é livre para ser quem é, sabendo que a honestidade é recompensada em sua companhia.

5. Mostra respeito.

Quando somos honestos com alguém, estamos respeitando o fato de que essa pessoa merece saber a verdade.

Não apenas isso, mas estamos também respeitando o fato de que ela pode lidar com a verdade e não precisa ouvir mentiras só porque a verdade pode ser difícil de ouvir.

Considere a alternativa do que é enganar ou ocultar as coisas dos outros. Isso é exatamente o oposto de respeito. Comunica que você acha que sabe melhor o que a outra pessoa deve ouvir, quando não cabe a você dizer isso.

6. Quase sempre leva aos melhores resultados a longo prazo.

Tendo acabado de mencionar a capacidade de uma pessoa de lidar com a verdade, vale a pena ressaltar que a honestidade nem sempre é algo fácil de ouvir.

Pode ser difícil ouvir seu parceiro que está dizendo que não quer mais ter um relacionamento com você. Ou um amigo que diz que acha que você precisa de ajuda profissional para um problema com a bebida.

Às vezes, mentimos para nós mesmos para não termos que enfrentar a dura realidade de nossa situação, e alguém sendo honesto conosco pode revelar coisas importantes que precisamos resolver.

Embora isso possa doer no momento, pode nos colocar em um caminho diferente para algum lugar melhor do que aquele que estamos atualmente indo, seja um relacionamento mais saudável ou ficar sóbrio.

7. É simples.

Dizer a verdade é simples. Não há necessidade de lembrar sobre o que você mentiu e para quem. Você pode ter certeza de que disse o que era verdade (pelo menos, de sua perspectiva) no momento em que disse isso.

Agora, não confunda simples com fácil. Ser honesto nem sempre é fácil. Na verdade, muitas vezes pode ser difícil e desconfortável quando você está contando a alguém algo que ela talvez não queira ouvir.

Mas, como não há ambiguidade em sua mensagem, há pouca confusão ao recebê-la. E isso torna as coisas muito mais simples no longo prazo.

8. É melhor para sua saúde mental / paz interior.

Mentir não é fácil para a maioria das pessoas. Quando você engana os outros, pode parecer que você está indo contra seus valores ou quem você deseja ser como pessoa. Não só isso, mas assim que mentir, viverá com o medo de que essa mentira seja descoberta. Isso é mentalmente exaustivo.

A honestidade, embora nem sempre seja fácil, não carrega esses fardos. Claro, você pode se sentir um pouco mal se tiver que contar a alguém uma verdade desagradável, mas isso não durará muito.

Ser honesto significa que você pode ficar tranquilo sabendo que foi verdadeiro consigo mesmo e fez o que achava ser melhor em uma determinada situação. E a autenticidade é uma ótima maneira de viver.

9. É bom para sua autoestima.

Continuando com os benefícios da honestidade para a saúde mental, ela o ajudará a se sentir bem consigo mesmo.

Sua autoestima é essencialmente o quanto você gosta de si mesmo como pessoa e, quando você é honesto, é muito mais fácil gostar de si mesmo.

Não só isso, mas quando você percebe que as pessoas gostam de você por quem você é e pela honestidade que você traz, ao invés de uma máscara que você coloca na frente dos outros, é fortalecedor.

Você pode ser você, ser honesto e ainda assim ser amado. Talvez não por todos, mas por um número suficiente de pessoas que importam.

10. É uma demonstração de seu caráter.

Existem muitos outros traços de personalidade além da honestidade, mas os traços positivos tendem a ocorrer juntos como parte de um bom caráter.

Quando você é honesto, isso comunicará que você é provavelmente gentil, compassivo, trabalhador e confiável.

Considere um mentiroso, por outro lado. Ele pode ser contaminado com o pincel de alguém que trapaceia, roubaria ou manipularia. Não são traços com os quais você deseja se associar.

11. É difícil desafiar.

Quando você não é totalmente honesto com os outros no que deseja, isso permite que eles o desafiem e tentem persuadi-lo a pensar em sua maneira de pensar.

Mas quando você é honesto com alguém, essa pessoa achará difícil encontrar a fraqueza no que você está dizendo.

Por exemplo, se alguém perguntar se você gostaria de fazer algo com essa pessoa e você não quer, é melhor afirmar isso com clareza cristalina em vez de dizer: "Talvez outra hora".

Porque se sua resposta não for clara, a outra pessoa provavelmente tentará torcer seu braço para fazer algo que você não quer.

12. Afasta as pessoas tóxicas.

Algumas pessoas vivem nas sombras da má orientação, ocultação, coerção e mentiras descaradas.

Esse tipo de pessoa acha difícil exercer seu comércio tóxico com quem é honesto consigo mesmo e com os outros.

Decepção e honestidade não coexistem bem juntas no mesmo espaço, então, se você for honesto, as pessoas tóxicas são mais propensas a procurar outro lugar para conseguir o que desejam.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem