12 Maneiras de Recuperar a Paixão Por Algo Que Você Ama

A paixão é uma emoção poderosa que nos inspira a fazer coisas maravilhosas. Buscar uma paixão ou fazer as coisas pelas quais somos apaixonados traz satisfação emocional como nada mais.

É incrível fazer algo que você sente que deveria estar fazendo; algo que ilumina o seu mundo e faz com que o trabalho árduo valha a pena.

Mas o que você faz quando sente que sua paixão está diminuindo? Afinal, a paixão é um pico no espectro emocional e é difícil permanecer no pico sem cair periodicamente. Dias ruins e tempos difíceis podem realmente atrapalhar essa paixão.

Também pode ser muito menos prazeroso uma vez que a realidade dessa paixão se aprofunde. Muitas paixões têm muito trabalho tedioso e árduo vinculado a elas.

Mas existem algumas maneiras de atingir esse pico de realização e recuperar sua paixão por algo quando você parece ter perdido.

12 Maneiras de Recuperar a Paixão Por Algo Que Você Ama

1. Faça uma pausa.

Muito de qualquer coisa nunca é bom. Você pode estar se sentindo menos apaixonado por alguma coisa porque está cansado ou esgotado. Ninguém pode queimar brilhantemente o tempo todo. Tentar vai apenas consumir sua energia e bem-estar até você se sentir lento e incapaz.

Faça uma pausa na sua paixão. Coloque-a de lado, não pense sobre ela, não se preocupe com ela, e coloque-a completamente fora da mente por um tempo. Em seguida, pegue-a novamente mais tarde. Depois de retomar mais tarde, certifique-se de incorporar intervalos regulares em sua programação para não se exaurir novamente - isso significa pausas de tudo em geral, mas também pequenas pausas longe de sua paixão.

Você também pode estar muito focado em sua paixão e negligenciando outras áreas de sua vida. Por exemplo, talvez uma pessoa apaixonada por jardinagem se dedique ao paisagismo. Às vezes, trabalha doze horas por dia, cinco ou seis dias por semana para ganhar a vida com os negócios. Ela vive, come, dorme e respira paisagismo, porque não é apenas sua paixão, é também seu trabalho.

Quanto tempo você acha que demoraria para essa pessoa se esgotar? Claro, ela adora jardinagem e paisagismo, mas fazer qualquer coisa por milhares de horas vai custar caro. Isso vai matar seu amor e paixão pelo que está fazendo. Ela vão precisar de pausas. Ela precisará de outros interesses e paixões para não queimar todo o combustível que possui para a jardinagem.

2. Defina objetivos diferentes dentro de sua paixão.

Você pode estar sofrendo de falta de paixão por causa da monotonia. É difícil permanecer brilhante e apaixonado por fazer a mesma coisa indefinidamente. A variedade pode ajudar a despertar sua criatividade e levá-lo de volta ao fluxo adequado das coisas.

Que tipo de meta você pode definir para ajudar na sua paixão? Existe algo adjacente que possa ajudar a expandir seus horizontes? Por exemplo, digamos que você seja um pintor de aquarelas. Aquarelas são o que você faz. Talvez seja a hora de fazer uma aula de pintura a óleo e ver o que você pode criar nesse meio!

Talvez você encontre uma nova paixão complementando sua antiga paixão.

3. Contemple por que você começou.

Uma obra de paixão nem sempre tem a ver com o que você pode tirar dela. Às vezes, a paixão é alimentada porque simplesmente sentimos fortemente a respeito de alguma coisa. Pode não ser artístico ou lucrativo. Pode não fornecer muitos bônus extras ou mesmo uma sensação de bem-estar.

Por exemplo, uma pessoa pode ser apaixonada por se voluntariar para ajudar pessoas, mas é provável que ela não saia alegremente de um call center no final do dia.

Também é fácil ser puxado em diferentes direções ao perseguir sua paixão ao lado de outras pessoas. Sempre há vários pedaços de trabalho que precisam ser feitos, recados que precisam ser atendidos, coisas que são essenciais se você deseja realizar o objetivo principal de sua paixão. E essas outras atividades podem não fornecer o mesmo tipo de satisfação emocional que a própria paixão central.

Você pode conseguir voltar a falar sobre o motivo pelo qual começou.

Por exemplo, uma pessoa que se sente inspirada a ajudar os outros pode ser motivada por uma época em que não tinha ninguém. Ela pode precisar voltar ao que originalmente despertou sua paixão. Isso pode envolver contemplar sua própria solidão, o caminho que percorreu para chegar onde está agora e as pessoas que os ajudaram. Ou talvez ela possa colocar a mão na massa ajudando as pessoas de forma mais direta do que têm feito ultimamente, quando sua atenção foi direcionada para outro lugar.

4. Toque em seu senso de propósito.

Um senso de propósito está ligado a esse sentimento de motivação. Algumas pessoas têm a sorte de ter um forte "Por quê?" por trás de suas paixões e objetivos. Elas se sentem chamadas ou compelidas a fazer uma coisa específica porque isso apenas alimenta um fogo que arde dentro delas.

Mas, novamente, isso é algo do qual você pode acabar se distanciando. Outras responsabilidades se acumulam. A vida acontece. É fácil se afastar desse senso de propósito se você não tomar cuidado para trabalhar em sintonia com ele. Ficar em sintonia com isso pode exigir mais contemplação e objetivos diferentes do que você tem buscado.

E se você não tem um propósito, você pode tentar empurrar sua mente nessa direção por conta própria. Você pode decidir: “Quero que esse seja meu propósito” e, em seguida, começar a fazer o trabalho necessário para chegar lá. Você pode descobrir que seu cérebro cria essa paixão e propósito como um efeito colateral de fazer o trabalho.

5. Reserve um tempo para se concentrar em sua paixão.

Você está gastando tempo suficiente com sua paixão? A vida pode ficar muito ocupada às vezes. Temos todas essas responsabilidades e preocupações pesando sobre nós. Há contas a pagar, refeições a cozinhar, família a cuidar, prazos a cumprir e aquela pilha interminável de roupa suja que parece nunca se esgotar.

Todas essas coisas e muito mais afetarão seu tempo e sua agenda pessoal. É por isso que você precisa ter certeza de que está reservando tempo em sua agenda lotada para realmente fazer as coisas que despertam sua paixão. Escreva diretamente em sua programação como um tempo para cuidar de si mesmo, se necessário. É importante nutrir sua saúde emocional e mental fazendo coisas que lhe trazem alegria.

6. Concentre-se nos aspectos positivos.

Às vezes, minamos nossos próprios prazeres na vida ao nos concentrarmos demais nas coisas negativas. Nada jamais será perfeito. Nem sua vida, nem suas paixões. Sempre haverá algumas coisas negativas surgindo aqui e ali para tentar arrastá-lo para baixo.

Uma atitude otimista e foco em aspectos mais positivos de sua paixão podem ajudar a manter essa luz acesa. Claro, os problemas vêm e vão, mas você não precisa ruminar sobre eles. Em vez disso, você pode simplesmente deixá-los ir e seguir em frente em direção às coisas mais brilhantes que deseja vivenciar sobre sua paixão.

7. Experimente algo novo.

Burnout é uma coisa séria. Talvez você esteja fazendo algo que lhe traz muita paixão há muito tempo, você precisa de uma pausa e pode voltar a isso mais tarde.

Mas e se isso não funcionar? Bem, também pode ser que sua paixão por uma coisa em particular tenha acabado.

Talvez seja a hora de você tentar algo totalmente novo e diferente. Talvez seja hora de deixar essa paixão de lado e procurar novas experiências. As pessoas ficam cansadas e entediadas com as coisas, especialmente se já as fazem há muito tempo. Não há nada de errado nisso.

8. Procure uma mudança de ambiente.

Talvez não seja tanto porque você perdeu sua paixão, mas talvez você tenha sido drenado de sua paixão. Um ambiente ou pessoas tóxicas podem fazer mais para matar o prazer de uma atividade do que qualquer outra coisa.

Um exemplo comum são os jogos de vídeo online competitivos. Se você é um jogador online, já sabe exatamente do que estamos falando. Se você não é, deixe-nos explicar. Qualquer jogo com até mesmo uma sugestão de natureza competitiva irá se transformar em uma fossa tóxica em algum momento.

Não importa se o jogo já foi lançado há uma década ou quinze minutos, haverá pessoas insultando você, sua família, lançando calúnias raciais, alegando que você é um hacker e quase tudo que eles possam inventar.

A maioria das pessoas não consegue se divertir nesse tipo de ambiente. Afasta pessoas emocionalmente saudáveis ​​e equilibradas que não toleram esse tipo de comportamento ou mesmo pessoas que estão apenas procurando se divertir.

Considere o ambiente onde você está praticando sua paixão. É uma questão ambiental? São as pessoas com quem você está? Você pode reacender sua paixão com uma mudança de ambiente.

Isso vale para um trabalho ou carreira pela qual você também tem paixão. Se seu chefe não for particularmente edificante ou totalmente negativo em relação à empresa ou ao trabalho que você está fazendo, isso pode matar a paixão que você já teve pelo que faz. Outros colegas tóxicos ou um ambiente excessivamente tóxico em geral podem fazer o mesmo. Encontrar um novo lugar para trabalhar pode ser como o dia e a noite em termos de experiência - você pode experimentar um rejuvenescimento repentino de sua paixão por estar em um ambiente mais positivo.

9. Não seja sugado para uma competição se não quiser.

Falando em competição, você pode descobrir que sua paixão está diminuindo se isso for apenas uma coisa divertida para você que foi empurrada para mais. Estamos constantemente cercados por mensagens de cultura agitada. O que você está fazendo como um trabalho paralelo? Transforme sua paixão em um trabalho paralelo para que você possa ganhar mais dinheiro!

Bem, talvez sua paixão não seja para ser um trabalho paralelo. Nem tudo que você faz precisa ser para ganhar dinheiro. Você pode ter paixões e hobbies que não exijam que você compita ou ganhe dinheiro.

E algumas pessoas são terríveis em transformar tudo em uma competição, seja necessário ou não. Vamos voltar ao exemplo anterior de videogame online. Algumas pessoas transformam atividades em grupo que não são competitivas por natureza em competições pelo único motivo que seu próprio ego ou falta de autoestima. Elas não têm a ganhar literalmente nada competindo. Em vez disso, elas usam seu desempenho como uma razão para bater na cabeça dos outros jogadores com o quanto elas são eficientes.

É a competição que está prejudicando sua paixão? Você está se comparando ao desempenho de outras pessoas em vez de encontrar satisfação em sua atividade? A competição é algo que você está se impondo? Ou as outras pessoas estão forçando você? Você não precisa jogar esse jogo com ninguém se não quiser. Tudo o que você precisa fazer é dizer: “Não estou interessado em competir”; e afaste-se dele.

Você não precisa ser o melhor em nada ou em tudo. Apenas participar pode proporcionar satisfação, felicidade e alimentar sua paixão.

10. Aceite que sua paixão pode não sair como você imaginou.

Às vezes, nossos sonhos não se alinham com a realidade. Na verdade, isso provavelmente é verdade na maioria das vezes. Sua paixão pode ser algo que você teve uma imagem clara em sua mente, mas essa imagem não necessariamente se alinhava com a realidade da paixão. Essa desconexão pode drenar e matar a paixão muito rapidamente.

Vamos dar um exemplo do mundo real para explicar isso melhor.

Digamos que Silvia seja apaixonada por animais. Ela adora animais em todas as formas, grandes e pequenos, e deseja entrar na ciência veterinária para ajudar os animais. A parte infeliz de um amante dos animais que vai para a ciência veterinária é que ela precisa lidar com a observação de animais sofrerem o tempo todo.

Além disso, elas podem ser chamadas a fazer coisas como sacrificar animais maltratados ​​que estão sem esperança de vida. Elas têm que lidar com pessoas que não valorizam seus animais de estimação ou animais como criaturas vivas, mas como bens a serem usados ​​e descartados quando acharem adequado.

Isso é algo que as pessoas realmente não consideram quando têm uma paixão ou se sentem motivadas a seguir algum tipo de carreira de ajuda. Para ser um ajudante, você precisa testemunhar o sofrimento regularmente e precisa encontrar uma maneira de aceitar isso; do contrário, isso vai esgotar você e extinguir sua paixão. Portanto, para algumas pessoas, elas precisam encontrar uma maneira de manter essa chama acesa por si mesmas, porque a apreciação ou o agradecimento podem ser raros.

11. Evite transformar sua paixão em sua identidade.

Algumas pessoas perdem sua paixão transformando-a em sua identidade. Ao fazer isso, elas perdem pedaços maiores de si mesmas ou deixam de continuar crescendo pessoalmente. Em vez disso, elas colocam toda a sua energia nessa paixão e negligenciam o cuidado do resto de sua pessoa.

Digamos, por exemplo, Valeria quer ser cientista. Ela sempre quis ser uma cientista desde que era uma garotinha. Ela adora tudo sobre o processo da ciência, o conhecimento, o aprendizado e a natureza do campo. Ela se joga totalmente nisso. Ela está constantemente estudando, devorando material e se esforçando para ser reconhecida como uma especialista em sua área.

Ela passa tanto tempo trabalhando para ser uma cientista que outras partes de sua vida e de si mesma são negligenciadas. Ela não está se exercitando ou comendo bem - é difícil encontrar tempo para isso quando tem que cumprir esses prazos. Ela não está alimentando seus amigos ou construindo relacionamentos - isso leva um tempo que ela simplesmente não tem com todas as suas responsabilidades de trabalho.

E ela foca em sua paixão há anos, o que pode levar sua vida profissional a grandes alturas! Bem, presumindo que tudo corra como ela espera. Mas talvez não. Talvez ela fique exausta depois de alguns anos lidando com a universidade. Talvez ela odeie a competição "publicar ou perecer" que envolve a obtenção de financiamento, o que pode nem sempre ser a coisa mais ética ou honesta a se fazer. Ou talvez ela seja atingida por um problema médico que interfere fortemente em sua capacidade de ser Valeria, a Cientista, e ela não pode mais ser uma cientista.

A paixão é maravilhosa, mas não pode ser a única coisa. A paixão não substituirá todas as outras peças do ser humano. Essa paixão não será confiável para o resto de sua vida. Pode aumentar e diminuir. Pode diminuir. Fatores externos que você não pode controlar podem perturbar totalmente sua capacidade de perseguir sua paixão.

Então o que?

Bem, então você tem que encontrar uma nova paixão ou tentar reacender a antiga, o que é muito mais fácil falar do que fazer.

12. Converse com um profissional de saúde mental.

Você acha que acabou de perder a paixão por uma coisa? Ou são muitas coisas? Porque se são muitas coisas, pode ser que você esteja lidando com estresse ou depressão que está afetando negativamente sua capacidade de sentir suas emoções.

Se for esse o caso, então você deve considerar falar com um profissional de saúde mental sobre o que você está passando. Esses tipos de problemas normalmente não se corrigem. Você pode precisar de ajuda adicional de um profissional qualificado.

A depressão é uma coisa sorrateira. Pode surgir em você e lentamente drenar a cor e a alegria de sua vida até que um dia você olhe em volta e se pergunte: "O que aconteceu?"

Infelizmente, existem muitas situações estressantes com as quais as pessoas estão lidando. Elas podem certamente alimentar a depressão e prejudicar sua paixão. Falar com um profissional é um bom caminho a seguir se você tem dificuldade em se sentir feliz ou apaixonado por alguma coisa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem