O Que é Ikigai e Porque é Importante Você Saber

Sou fascinado pelos japoneses e sua cultura há pelo menos dez anos e aprendi muito com eles. Algumas das coisas que mais me fascinam sobre os japoneses são sua longevidade (os japoneses têm a expectativa de vida mais longa de qualquer raça do mundo), a grande importância que atribuem ao trabalho em equipe, conexões sociais e responsabilidade social e suas dietas incrivelmente saudáveis.

Se você perguntar a alguém o motivo pelo qual o japonês médio vive tanto, a resposta que provavelmente receberá é “porque eles têm uma dieta saudável”. E essa resposta é principalmente correta. Mas, como se vê, pode haver mais do que simplesmente uma dieta saudável. Também pode ter a ver com o fato de os japoneses acreditarem e aderirem a algo chamado “ikigai”, que significa vagamente “razão de ser” ou “razão de acordar”.

Os japoneses levam seu ikigai a sério e isso os motiva de várias maneiras. É um pouco semelhante à palavra “paixão” em português. Pode estar relacionado à carreira ou ao trabalho de uma pessoa, mas não necessariamente. Na verdade, apenas cerca de um terço dos japoneses afirmam que seu ikigai está relacionado ao tipo de trabalho que fazem.

Muitas vezes, os japoneses citam conexões sociais e responsabilidades como seu ikigai. Por exemplo, a geração mais velha é respeitada e muito apreciada. Suas opiniões e experiências são valorizadas pela sociedade e isso lhes permite ter um senso de propósito e responsabilidade para com os outros. Em outras palavras, suas vidas importam.

Ao contrário do Ocidente, onde nossas paixões levam em consideração o que amamos fazer, o ikigai também envolve fazer algo que amamos, mas também coloca muita ênfase em um grupo e no cumprimento de um papel que beneficia esse grupo como um todo. Muitos japoneses fazem parte de grupos formais chamados “moai” e consideram muito importante a ligação a esses grupos em suas vidas.

O ikigai de um pescador pode ser aprimorar seu ofício para que ele possa ajudar a alimentar com sucesso sua família, seu moai ou a vila, comunidade ou cidade. O ikigai de uma avó pode ser para transmitir sabedoria à geração mais jovem. O ikigai de um chef tradicional pode envolver a preservação de receitas antigas e sua transmissão para que cada nova geração possa desfrutar da comida tradicional japonesa. Um homem que rege o coro da igreja toda semana pode citar isso como seu ikigai.

Curiosamente, muitas pesquisas mostram que quanto mais cedo uma pessoa se aposentar, maior o risco de uma morte precoce. Isso pode ter algo a ver com inatividade e sedentarismo. Também pode ter algo a ver com a perda da “razão de ser” ou ikigai.

Algumas pessoas no Ocidente comparam ikigai à felicidade, mas os dois não são sinônimos. Ikigai refere-se a encontrar felicidade e alegria nas pequenas atividades do dia-a-dia, em vez de alcançar algum objetivo final que promete felicidade. Envolve encontrar significado nas pequenas coisas. Na verdade, o ikigai de uma pessoa dá a ela uma razão para viver, mesmo quando ela está infeliz ou miserável no momento. É sobre isso que Victor Frankl escreveu em seu livro épico, O Homem Em Busca de um Sentido. Em outras palavras, a pessoa ainda pode experimentar seu ikigai em tempos de dificuldade ou sofrimento. Estimula a resiliência.

O Que é Ikigai e Porque é Importante Você Saber

Como Encontrar Seu Ikigai

Simplificando, seu ikigai é onde se cruzam aquilo em que você é bom, o que você ama e seus valores. Quando todos esses três fatores estiverem alinhados e congruentes, é provável que você tenha encontrado seu ikigai. Tente se lembrar de uma ocasião em que estava fazendo algo e estava tão absorto que perdeu a noção do tempo e se esqueceu de almoçar ou jantar. Isso geralmente é chamado de “fluxo”.

Ao prestar atenção às tarefas que parecem “fluir” para você, você encontrará seu ikigai e até aprofundará sua associação com ele. Você descobrirá que sua vida será mais significativa e agradável. Depois de perceber as coisas que têm significado para você, você deve dar o passo adicional de incorporar mais desses tipos de tarefas em sua vida. Em outras palavras, requer alguma ação e não acontecerá por conta própria.

Isso também envolve eliminar algumas coisas que não estão de acordo com seus valores, nas quais você não é bom ou que não gosta de fazer. Claro, isso não significa que você pode se livrar de todas as tarefas ou atividades de que não gosta (algumas pessoas não gostam de escovar os dentes, mas isso precisa ser feito de qualquer maneira). Mas reduz a quantidade de tarefas sem sentido para você. Algumas pessoas delegam essas tarefas “sem sentido” a outras pessoas para criar mais tempo para as tarefas relacionadas ao seu ikigai.

Um ponto importante a ser observado é que, depois de encontrar seu ikigai, ele o ajudará a ver o quadro geral e a tornar até mesmo algumas tarefas mundanas mais significativas. Por exemplo, ajudar outras pessoas realizando pesquisas e escrevendo este blog é muito significativo para mim. Costumo experimentar o “fluxo” e perco a noção do tempo quando estou escrevendo uma postagem no blog. No entanto, também percebi que revisar e corrigir meus erros (não minhas coisas favoritas a fazer) são necessários para criar um artigo que meus leitores gostem e possam se beneficiar.

Saber qual é o seu ikigai (você pode ter mais de um, embora eu desconfie se uma pessoa tiver mais de quatro ou cinco) não apenas cria mais felicidade e significado em sua vida, mas também pode ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável. Faz sentido se você realmente pensar sobre isso: é mais provável que uma pessoa pule da cama todas as manhãs com vigor se souber que as tarefas que deve realizar o tornarão mais proficiente, mais feliz e farão a diferença no mundo. Conhecer o seu ikigai também aumenta a probabilidade de você cuidar melhor da sua saúde porque a sua vida tem sentido.

Conhecer o seu ikigai pode ser uma das coisas mais gratificantes na vida de uma pessoa. Qual é o seu?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem