O Que Causa Verificação Obsessiva?

Porque a verificação obsessiva é uma desordem complexa?

Muitas pessoas pensam erroneamente que a psicologia é uma ciência rígida onde 1 + 1 será sempre igual a 2.

A única coisa que define a psicologia e a torna diferente de muitas outras ciências é que é uma ciência de múltiplas causalidades.


O que se entende por isso é que a mesma desordem pode acontecer por tantos motivos diferentes ou uma certa combinação de algumas dessas razões. Na psicologia, você não pode simplesmente dizer que um certo comportamento sempre levará a uma desordem psicológica, pois, por vezes, mais de um fator deve se unir para que um transtorno ocorra.

As pessoas que olham a psicologia a partir do limitado ângulo da genética podem ignorar o fato de que a genética por si só nunca pode causar um problema psicológico antes de muitos outros fatores entrarem em jogo.

A razão pela qual eu tive que começar com essa introdução é que a verificação obsessiva é uma desordem complexa que acontece quando tantos fatores se juntam. Vamos examinar alguns desses fatores.

O Que Causa Verificação Obsessiva?

O que causa a verificação obsessiva?

1) Você está ignorando suas preocupações importantes: no meu artigo anterior Como parar de verificar as coisas repetidamente, eu disse que a verificação obsessiva pode ser causada pelo desejo da sua mente de lembrá-lo das preocupações sérias que você já está ignorando. Nesse caso, a desordem é nada mais do que uma lembrança das coisas importantes que você tem tentado ignorar.

2) Falta de tolerância à incerteza: quanto mais você é intolerante à incerteza e quanto mais você quer que tudo esteja certo, mais provável é desenvolver um TOC ou um distúrbio relacionado.

3) O desejo de estar no controle: tal como eu disse anteriormente, nenhum desses fatores por si só pode causar o problema, mas é a certa combinação de alguns dos fatores que o causam. O desejo de estar no controle certamente é um dos fatores que podem contribuir para o problema da verificação compulsiva.

4) Sentimentos de falta de controle: esse fator quando combinado com o fator anterior pode aumentar significativamente a chance de TOC. Quando uma pessoa que precisa estar no controle se sente desamparada, eles podem começar a verificar as coisas de forma obsessiva. É por isso que o estresse, os sentimentos de desamparo e os tempos difíceis podem fazer com que uma pessoa se torne um verificador obsessivo

5) Perfeccionismo: o perfeccionismo é um problema sério. Embora seja necessário aplicar um certo grau de controle de qualidade ainda em excesso, geralmente resulta em um problema de TOC.

Isso é tudo?

Claro que não. Assim como eu disse que tantos fatores podem contribuir para uma certa desordem e, em cada caso, esses fatores podem ser diferentes.

Então, a questão importante é, como alguém pode se livrar de uma desordem psicológica?

O primeiro passo que você precisa fazer é descobrir os fatores específicos que levaram a essa desordem. Observe que esses fatores podem ser únicos para você.

A desordem psicológica existe por causa de todos esses fatores combinados e, portanto, as boas notícias que tenho é que remover um desses fatores certamente irá ajudá-lo a se livrar da desordem.

Em outras palavras, se a desordem foi causada por 5 fatores e você removeu 2 deles, então há uma grande chance de que a desordem desapareça para sempre.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem