Porque Algumas Pessoas se Preocupam Mais do Que Outras?

Porque algumas pessoas se preocupam mais do que outras?

E porque duas pessoas passariam pela mesma situação, mas uma delas se preocupa enquanto a outra não se preocupa?

Para entender por que algumas pessoas são mais propensas a se preocupar, primeiro você precisa entender o que causa preocupações.

No meu artigo anterior Os motivos reais por trás da preocupação, eu disse que muitas razões diferentes podem contribuir para se preocupar, mas neste caso, um motivo particular nos interessa, que é "seu nível pessoal de tolerância".

Nós, seres humanos, temos diferentes níveis de tolerância emocional. Alguns de nós são muito mais sensíveis a certas experiências do que outros. Esta é uma das razões pelas quais algumas pessoas choram durante os filmes, enquanto outras não.

Já disse anteriormente que todos vemos o mundo de maneira diferente. O fato de que duas pessoas estão experimentando o mesmo não significa que ambos estão recebendo os mesmos sentimentos ou fazendo as mesmas conclusões sobre o mundo.

Agora, quanto mais sensível é a pessoa, mais provável é que ele armazene a má experiência em sua memória e mais provável é que ele lembre disso.

Por que algumas pessoas se preocupam mais do que outras?

Sensibilidade emocional e preocupação

No meu artigo como a sensibilidade emocional leva a transtornos psicológicos, eu disse que quanto mais emocionalmente uma pessoa é sensível, mais encontrará situações ruins devastadoras.

Uma vez que uma pessoa passa por uma experiência devastadora, sua química cerebral pode mudar. Nesse caso, o cérebro será religado para ajudar a pessoa a evitar essa situação a todo custo. Isso também explica por que algumas pessoas desenvolvem a preocupação mais tarde em suas vidas.

É apenas o fato de que elas se tornaram muito intolerantes a uma certa possibilidade de que elas não podem imaginar isso acontecendo. No meu artigo a solução definitiva para acabar com a preocupação, eu disse que, uma vez que o pior caso se torna intolerável, não será importante se os pensamentos negativos são racionais ou não.

Muitas pessoas se preocupam todos os dias com coisas que provavelmente não acontecerão simplesmente porque não podem toleram os eventos imaginados. Quanto mais sensível é uma pessoa menos a sua tolerância e mais provável que ela se preocupe se vê o futuro negativamente.

Felizmente, isso pode ser alterado. No guia para se tornar confiante, eu disse que, uma vez que você sabe como mudar a sua percepção do mundo, as coisas que costumavam machucá-lo não vão te machucar mais. Em outras palavras, a sensibilidade emocional pode ser tratada e, como resultado, pode ajudá-lo a superar suas preocupações futuras.

Preocupando com algo que nunca aconteceu

A seção anterior talvez tenha explicado por que você às vezes se preocupa com uma experiência passada ruim, que tem a possibilidade de repetição novamente, mas não expliquei por que você pode se preocupar com algo que nunca aconteceu.

Na verdade, o conceito é exatamente o mesmo. É por isso que podemos nos preocupar:

1) Preocupar-se com o passado se repetir: podemos nos preocupar com coisas que aconteceram no passado, porque não queremos que elas sejam repetidas.

2) Preocupar-se com as possibilidades futuras: Podemos também nos preocupar como resultado de imaginar como seria se algo que nunca aconteceu antes acontecesse conosco. Nosso cérebro é muito bom na visualização e, em qualquer ponto, pode nos ajudar a visualizar um resultado ruim que nunca aconteceu antes.

3) Preocupar-se com um evento que aconteceu com outra pessoa: se você é uma pessoa que se preocupa e você viu alguém passando por uma experiência muito ruim, você pode se preocupar que essa experiência possa acontecer com você.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem