Porque eu me Preocupo Quando Tento Fazer Alguma Coisa?

Conselhos sem sentido para deixar de se preocupar

É extremamente intrigante para mim como a maioria dos sites, incluindo aqueles que pertencem a instituições médicas muito grandes, dão conselhos absurdos quando se trata de lidar com preocupações.

Aprenda a abraçar a incerteza e você vai parar de se preocupar. Já ouviu isso antes?

Este tipo de conselho pressupõe que o preocupado tenha um botão que ele possa pressionar para começar de repente a aceitar a incerteza.

Ou que tal dedicar um tempo especial para se preocupar?

Eu sei que você tentou isso e se preocupou durante esse tempo dedicado, depois se preocupou mais e continuou preocupado até hoje.

Qualquer pessoa que sofreu problemas preocupantes em suas vidas no passado, incluindo eu, sabe que esses conselhos sem sentido são totalmente inúteis. O estranho é que cada pessoa do mundo os está recomendando por uma razão desconhecida.

Então, vamos esquecer esses conselhos sem sentido por enquanto e descobrir o que realmente funciona.

Por que eu me preocupo quando tento fazer alguma coisa?

Porque eu me preocupo quando tento fazer alguma coisa?

Estudos demonstraram que as pessoas recebem alívio temporário quando se preocupam. Esse alívio é apenas temporário porque, em breve, a pessoa se sente mal como resultado dos pensamentos negativos que pensa.

Você sabe o que isso significa?

Isso significa que sua mente ficará desconfortável quando você parar de se preocupar. Preocupar-se pode nos fazer sentir um pouco de controle e é por isso que entramos em pânico quando perdemos esse tipo de controle. Afinal, se não estivéssemos preocupados com o controle em primeiro lugar, não teríamos nos preocupado.

O que eu estou tentando dizer é que sua mente se preocupa quando você para de se preocupar porque sente que perdeu o controle. Isso explica exatamente por que manter-se ocupado, tentando esquecer suas preocupações ou tentando suprimi-las sempre será contraproducente.

Eu falei anteriormente sobre como a mente luta fortemente quando você tenta suprimir uma emoção. Vários estudos realmente mostraram que, ao tentar suprimir uma certa emoção, a emoção fica mais forte.

Quando você tenta fazer qualquer coisa, como assistir a um filme, fazer algum trabalho ou mesmo tentar exercitar, seu cérebro vai acreditar que você está tentando suprimir a emoção e, como resultado, vai lutar de volta, fazendo com que você se preocupe com mais frequência.

Por que seu cérebro quer que você se preocupe?

Agora, a questão importante é, por que seu cérebro quer que você se preocupe?

Quer que você se sinta mal?

No artigo, o guia final para superar a depressão, expliquei como sua mente subconsciente usa as diferentes emoções para motivá-lo a tomar certas ações.

O fato de você se preocupar significa que sua mente subconsciente está muito preocupada com uma certa possibilidade, mesmo que tenha uma pequena chance de acontecer. Alguns profissionais tentam forçar as pessoas a deixar de se preocupar, dizendo-lhes que suas preocupações são pouco realistas e, claro, isso nunca funciona.

Para a mente de um preocupado se houver uma chance de 1% que possa acontecer, certamente isso pode acontecer. É por isso que você não pode pedir a um preocupado para deixar de se preocupar dizendo que suas preocupações são irracionais.

A fim de ajudar-se a parar de se preocupar, você precisa se preparar para esse pior caso, não importa o quão ruim seja. Uma vez que sua mente acredita que está bem com o pior caso, a preocupação desaparecerá.

Depois de todo o objetivo que sua mente realmente queria alcançar, você está preparado para enfrentar seus piores medos. Quando você fizer isso, o sinal de preocupação será inútil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem