Razões Por Trás do Complexo de Inferioridade

Quais são as causas do complexo de Inferioridade?

A causa mais famosa por trás do sentimento de inferioridade é algum evento que aconteceu em algum lugar do seu passado que o fez pensar que você é incapaz ou não é digno. Existem centenas de eventos possíveis que podem ter resultado nessas falsas crenças que você construiu sobre você. Abaixo está uma lista de possíveis causas:
  • Ter cor de pele diferente dos seus companheiros (por exemplo, achar que você é de pele escura enquanto todos são brancos) e ser ridicularizado por isso.
  • Ser chamado de nomes como preguiçoso ou estúpido por professores e colegas
  • Ser fisicamente mais fraco do que seus amigos
  • Ser incapacitado e sofrer bulling por essa razão
  • Sentir-se feio em comparação com seus colegas
  • Ser um jogador não qualificado no esporte popular da sua escola.
  • Vir de uma classe social mais baixa do que a dos seus amigos.
  • Sempre sendo chamado de nomes pelos pais; como estúpido, idiota ou tolo.
De um modo geral, um complexo de inferioridade acontece quando há algo diferente sobre você que faz você se sentir inferior. Observe que isso só acontecerá se você considerar essa diferença como uma desvantagem.

Nem todo filho que é diferente cresce sentindo se inferior, mas apenas aqueles que são feitos para acreditar que sua diferença os torna inferiores, desenvolvem complexo de inferioridade. Por exemplo, se uma criança não fosse inteligente, mas estivesse cercada por amigos amorosos, professores e pais, ela nunca desenvolveria sentimentos de inferioridade.

Razões por trás do Complexo de Inferioridade

Inferioridade e compensação

As pessoas que sofrem de complexo de inferioridade tentam compensar seus sentimentos de inferioridade ao fazer realizações. Elas sempre têm a necessidade de conseguir compensar a sua inferioridade e é por isso que você não deve se surpreender quando souber que um grande número de empreendedores que mudaram o mundo sofreu com complexo de inferioridade.

Algumas pessoas tentam compensar em uma direção diferente, agindo de forma superior, acreditando que são onipotentes ou mesmo como Deus. Isso é chamado de complexo de superioridade.

Superando a inferioridade

Ignorar seus sentimentos de inferioridade ou virar as costas para os sinais que sua mente está enviando pode levar à depressão. No meu artigo, o guia final para superar a depressão, expliquei como algumas pessoas desenvolvem depressão devido a tentar suprimir seus sentimentos em vez de lidar com eles. Saiba que, a menos que você tome ações fortes para combater esses sentimentos ruins, estará arriscando seu bem-estar mental.

Para superar esse sentimento de inferioridade, primeiro você deve examinar seu passado e encontrar a raiz atrás dele. A maioria das pessoas costumam cair na armadilha ao procurar a causa raiz de seus sentimentos de inferioridade, associando seus sentimentos de inferioridade a qualquer evento que esteja acontecendo em suas vidas, como não ter sucesso, não ter um carro caro, não obter notas altas ou mesmo não ter uma namorada linda.

O que você deve entender é que seu sucesso e seu status podem não ter nada a ver com seus sentimentos de inferioridade. Uma pessoa mentalmente saudável não se sentiria inferior mesmo que não tivesse nada em comparação com seus colegas.

A inferioridade é um sentimento interno que vem de dentro e é por isso que fazer o melhor para mudar o mundo externo pode não ser de sua ajuda.

Algumas pessoas passam suas vidas coletando tudo o que podem; como dinheiro, autoridade e poder e ainda sofrem com o sentimento de inferioridade. O bem que a compensação leva é que ele permite que essas pessoas usem seu sentimento de inferioridade como uma poderosa motivação para alcançar o sucesso.

Os sentimentos de inferioridade também podem afetar uma nação inteira ou toda uma sociedade e, nesse caso, a sua chamada cultura se encolhe. Por exemplo, pessoas de um determinado país podem se sentir inferiores às pessoas de outro país.

O primeiro passo para superar a inferioridade é conhecer a causa raiz por trás disso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem