Como Medir Emoções e Sentimentos (E a Diferença Entre Eles)

Enquanto emoções e sentimentos são bem diferentes, todos nós usamos as palavras de forma intercambiável para mais ou menos explicar a mesma coisa - como algo ou alguém nos faz sentir.

No entanto, é melhor pensar em emoções e sentimentos tão intimamente relacionados, mas instâncias distintas - basicamente, são dois lados da mesma moeda.

Aqui está como eles diferem.

Como Medir Emoções e Sentimentos (E a Diferença Entre Eles)

O que são emoções?

Imagine isso: você indo pelo aeroporto, correndo para pegar seu voo. Enquanto você tenta abrir caminho através da multidão de pessoas esperando na fila da verificação de segurança, você vê um velho amigo que você não vê há anos.

Antes que você possa dizer qualquer coisa, você se enche de emoção (e esquece a correria) enquanto dá um abraço apertado em seu amigo.

Emoções são respostas de nível mais baixo que ocorrem nas regiões subcorticais do cérebro (amígdala, que é parte do sistema límbico) e no neocórtex (córtices pré-frontais ventromediais, que lidam com pensamentos conscientes, raciocínio e tomada de decisão).

Essas respostas criam reações bioquímicas e elétricas no corpo que alteram seu estado físico - tecnicamente falando, as emoções são reações neurológicas a um estímulo emocional.

Você sabia? A amígdala desempenha um papel fundamental na excitação emocional. Ela regula a liberação de neurotransmissores que são importantes para a consolidação da memória, razão pela qual as memórias emocionais são geralmente percebidas mais fortes e duradouras.

As emoções podem ser medidas?

Emoções são físicas e instintivas, instantaneamente provocando reações corporais à ameaça, recompensa e tudo mais. As reações corporais podem ser medidas objetivamente pela dilatação da pupila (rastreamento dos olhos), condutância da pele (GSR), atividade cerebral (EEG, fMRI), frequência cardíaca (ECG) e expressões faciais.

As reações emocionais são codificadas. As reações emocionais estão enraizadas em nossos genes. Enquanto elas variam um pouco individualmente e dependendo das circunstâncias, as emoções são universais e são semelhantes em todos os seres humanos.

O que são sentimentos?

Enquanto as emoções estão associadas a reações corporais que são ativadas através de neurotransmissores e hormônios liberados pelo cérebro, os sentimentos se desenvolvem de uma maneira um pouco diferente.

Originando-se nas regiões neocorticais do cérebro, os sentimentos são desencadeados por emoções e coloridos por experiências pessoais, crenças, memórias e pensamentos ligados a essa emoção particular. Estritamente falando, um sentimento é o produto secundário do seu cérebro, percebendo uma emoção e atribuindo um certo significado a ela.

Curiosamente, esse processo funciona nos dois sentidos: embora o encontro real com uma aranha (estímulo) possa assustá-lo, apenas pensar nisso pode ativar a mesma resposta emocional.

Os sentimentos podem ser medidos?

A natureza consciente dos sentimentos torna muito fácil medi-los usando ferramentas de auto relato, como entrevistas, pesquisas e questionários, incluindo escalas de avaliação e procedimentos de autoavaliação.

Dica: O Self-Assessment Manikin (SAM) de Bradley & Lang (1994) é uma técnica de avaliação pictórica não verbal que mede diretamente os sentimentos (prazer - desprazer) e os níveis de excitação (baixo - alto) dos entrevistados quando confrontados com vários estímulos emocionais.
Postagem Anterior Próxima Postagem