8 Maneiras Simples de Experimentar Mais Gratidão (E Como Isso Pode Mudar Sua Vida Agora)

Nas famosas palavras de Ferris Bueller, “A vida passa muito rápido. Se você não parar e olhar ao redor de vez em quando, pode perdê-la”

Pode ser fácil ser arrastado pela via rápida e esquecer de parar e mostrar seu apreço pelo que você tem. Uma vida bem vivida é de gratidão e agradecimento. Para ajudá-lo em sua jornada de gratidão, aqui estão 8 maneiras simples de experimentar mais gratidão em sua vida diária.

8 Maneiras Simples de Experimentar Mais Gratidão (E Como Isso Pode Mudar Sua Vida Agora)

1. Não Seja Exigente: Aprecie Tudo

A gratidão não precisa ser reservada para as coisas "grandes" da vida. O hábito de ser grato começa por apreciar tudo de bom na vida e reconhecer que não há nada pequeno demais para você agradecer.

Mesmo que seja tão simples quanto apreciar o clima ou a rapidez com que seu carteiro entregou sua correspondência na última sexta-feira, não deixe nada de fora ao praticar sua gratidão.

2. Encontre Gratidão em Seus Desafios

Gratidão não é apenas agradecer por experiências positivas. De fato, às vezes pensar em situações negativas ou difíceis pode ajudar a realmente definir o que você deve agradecer.

O mestre budista ocidental Jack Kornfield se lembra de um exercício que fez com um homem que cuidava do neto, enquanto seu filho e nora lutavam contra o vício em drogas. Apesar de tudo o que passara, o homem ainda era capaz de encontrar gratidão pela quantidade de compaixão que aprendera a mostrar e pelo impacto que era capaz de ter nas outras pessoas.

Mergulhe um pouco mais fundo em algumas de suas próprias experiências passadas e tente descobrir como elas ajudaram a moldá-lo na pessoa que você é hoje.

3. Pratique a Atenção Plena

Sente-se diariamente e pense em cinco a dez coisas pelas quais você é grato. O truque é que você precisa imaginá-las e se sentar com esse sentimento de gratidão em seu corpo. Fazer isso todos os dias reconectará seu cérebro a ficar naturalmente mais agradecido, e você começará a se sentir mais feliz após cada sessão.

Leva apenas oito semanas de prática de gratidão para as pessoas começarem a mostrar padrões cerebrais alterados que levam a maior empatia e felicidade.

Seu cérebro é uma ferramenta poderosa, e treiná-lo para a gratidão faz parte de garantir que a gratidão venha com mais facilidade à medida que você pratica, então o que você está esperando?

4. Mantenha um Diário de Gratidão

Após sua sessão de atenção plena, anote seus pensamentos positivos! Manter um diário de todas as coisas pelas quais você é grato pode ajudá-lo a acompanhar e consultar os aspectos positivos de sua vida.

Anote seus pensamentos positivos para concentrar ainda mais sua atenção no assunto. Enquanto coloca a caneta no papel, você não tem escolha a não ser pensar conscientemente nas palavras que está escrevendo, sem outros pensamentos perturbadores e ingratos.

Você pode fazer o diário todos os dias após a prática de gratidão ou voltar ao diário regularmente, semanalmente ou mensalmente.

5. Voluntário

Para muitas pessoas, a chave para ter mais gratidão é retribuir a outras pessoas na comunidade local. Não apenas isso o tornará mais grato pelas coisas que você pode dar por certo, mas os estudos demonstraram que o voluntariado com o objetivo de ajudar os outros aumenta nosso próprio bem-estar e, portanto, nossa capacidade de ter mais gratidão.

O professor da Universidade da Pensilvânia, Martin Seligman, apoia essa teoria com sua pesquisa no Flourish: uma nova visão visionária da felicidade e do bem-estar. Depois de testar todos os tipos de variáveis ​​que ajudam a melhorar nosso bem-estar, ele descobriu que o voluntariado é a maneira mais confiável de aumentar momentaneamente seu bem-estar.

Em outras palavras: ajudar os outros ajuda você!

6. Se Expresse

Às vezes, não basta apenas manter sua gratidão consigo mesmo. Você pode aumentar seus sentimentos de gratidão expressando a mesma gratidão às pessoas de quem gosta.

O Soul Pancake, um grupo que trabalha para descobrir a “ciência da felicidade”, realizou um experimento em que encorajava as pessoas a escrever uma carta para uma pessoa pela qual eram gratas. Por si só, esse exercício aumentou seus níveis de felicidade de 2 para 4%. No entanto, quando as mesmas pessoas telefonaram para a pessoa pela qual agradeceram por expressar sua gratidão diretamente, os níveis de felicidade saltaram de 4% para 19%.

Não apenas expressar sua gratidão por alguém torna o dia um pouco mais brilhante, mas também pode fazer maravilhas por aumentar seus próprios níveis de gratidão e felicidade a longo prazo.

7. Passe Algum Tempo Com Seus Entes Queridos

Se você está lutando para sentir a gratidão no momento, vá passar um tempo com seus amigos e familiares. É claro que isso o ajudará a se aproximar deles e a fortalecer seu relacionamento, mas também lhe dará a chance de praticar seus atos de gratidão pelas pessoas de quem você gosta.

Comece pequeno se eles estiverem tendo problemas para encontrar maneiras de apoiar seus amigos e familiares. Por exemplo, por que você não ouve atentamente na próxima vez que alguém compartilhar uma história com você, em vez de esperar pela sua chance de falar? Ou inicie uma conversa com um membro difícil da família elogiando seus sapatos novos ou o corte de cabelo.

8. Melhore a Sua Felicidade em Outras Áreas da Sua Vida

Ser grato pode fazer você feliz, mas ser feliz também pode fazer você agradecer. Existem muitas outras maneiras de melhorar seu humor, incluindo exercitar-se ou participar de um hobby que você gosta.

Quando sentir que as endorfinas fluem, mostrar gratidão se tornará ainda mais fácil e você começará a fazer uma lista após todas as coisas pelas quais você é grato.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem