Você Tem Muitos Objetivos? Veja Como Priorizá-los

Quantos objetivos você está perseguindo agora?

Há uma boa chance de você ter muitos. É um erro clássico de produtividade e compreensível. Todos nós queremos alcançar o melhor de que somos capazes, e os especialistas nos aconselham a definir metas desafiadoras, até audaciosas.

O problema é que ter dez objetivos simultâneos é pior do que não ter nenhum. É provável que você fique esgotado e frustrado, pois sentirá que nunca está fazendo progresso suficiente.

A cura é simples: reduza sua lista de objetivos para algo muito mais gerenciável. Mas se você é um viciado em estabelecer metas, como você começa?

Você Tem Muitos Objetivos? Veja Como Priorizá-los

Passo 1: Anote Todos os Seus Objetivos

Registre todos os principais objetivos que você tem atualmente em movimento ou que deseja iniciar. Você pode dividir esta lista em categorias "pessoal" e "profissional".

Cabe a você o que conta como um "objetivo". Eu diria que deve ser algo considerável (se você pode realizá-lo em um dia, não é realmente um objetivo) e que deve ir além de sua rotina diária regular ("encontrar um trabalho" e "pagar contas" não conta).

Aqui estão alguns objetivos comuns para ajudá-lo a refletir sobre o seu:
  • Parar de fumar (ou drogas, álcool, etc.)
  • Perder peso
  • Exercitar-se regularmente
  • Mudar para uma nova carreira profissional
  • Obter uma nova qualificação
  • Meditar / orar regularmente
  • Adquirir uma nova habilidade
  • Fortalecer seu casamento (ou outro relacionamento significativo)
  • Escrever um livro
  • Redecorar um quarto (ou toda a casa!)
Tire um tempo suficiente para fazer isso corretamente: é possível que você tem objetivos inacabados que o incomodam há meses ou até anos atrás.

Passo 2: Escolha um Bom Método de Priorização

Você sente um aperto no estômago quando olha para a sua lista? Nesse caso, você definitivamente tem muitos objetivos. É hora de reduzir e se concentrar em uma coisa de cada vez.

Para fazer isso, você precisa saber como priorizar sua lista. Existem vários métodos que você pode escolher:

Objetivo mais importante primeiro. Isso tem a vantagem de permitir que você lide com algo realmente interessante (talvez até que mude a sua vida) - mas também pode ser um pouco assustador, especialmente se você nem sempre é bom no acompanhamento.

Objetivo menor primeiro. Isso pode agir como o efeito "bola de neve" ao pagar uma dívida - uma pequena vitória no início o motiva a seguir para coisas cada vez maiores. A desvantagem de lidar com pequenos objetivos, porém, é que você nunca pode chegar aos grandes.

Objetivo de grande impacto primeiro. Esse não é necessariamente o objetivo mais importante, mas é o que causa um impacto imediato e grande em sua vida. Se você não tem muita energia e não está apto, o exercício regular pode ser uma grande meta de impacto que capacita você para os outros, como uma mudança de carreira ou uma nova qualificação.

Cabe a você decidir como priorizar e convém considerar todos os três fatores acima. Um grande objetivo primeiro seria importante e tem um impacto real, mas não muito grande. Você deseja ver os resultados dentro de algumas semanas ou meses, não dentro de anos.

Passo 3: Anote Seu Objetivo Principal

Usando o (s) método (s) escolhido (s) no passo 2, descubra seu principal objetivo. Se estiver com dificuldades, pergunte-se:

Se eu conseguisse apenas UMA coisa da minha lista de objetivos nos próximos meses, qual eu escolheria?

Anote esse objetivo e se comprometa com ele. Esse é seu objetivo principal: você também pode trabalhar com os outros, se quiser (veja o próximo passo) - mas esse objetivo precisa vir primeiro.

Convém definir um prazo para esse objetivo, se ele for pequeno. Se for um objetivo grande, defina marcos e datas. Por exemplo, se você deseja obter uma nova qualificação, pode definir a tarefa de se inscrever em um curso específico em uma data específica.

Passo 4: Opcionalmente, Escolha um ou Dois Outros Objetivos

Você pode escolher alguns outros objetivos a serem perseguidos, usando o mesmo método de priorização. (Pergunte a si mesmo, se eu poderia fazer mais uma coisa ... etc.)

Se puder, torne esses objetivos complementares o seu principal. Por exemplo, se seu objetivo principal é perder peso, um segundo objetivo de "exercitar-se regularmente" funcionaria bem.

Evite ter três grandes objetivos que demandam muito tempo, energia ou dinheiro. Se você quiser aprender a tocar violão, aprender a dirigir e participar de uma aula noturna, é provável que tenha dificuldade para gerenciar todos os três.

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