4 Tipos de Situações de Conflito na Vida Diária e Como Resolvê-los

Você odeia conflitos? Isso é normal, mas você pode aprender a gerenciar melhor se souber como resolvê-los. Sempre que você se deparar com situações de conflito, geralmente é muito desagradável. Há ansiedade e tensão associadas durante momentos de conflito que a maioria de nós prefere evitar.

O problema é que você nunca será capaz de evitar conflitos completamente. Sempre existirá, seja um conflito sério no local de trabalho ou até algo pequeno como quem recebe o último biscoito.

O importante é aprender as ferramentas que ajudarão a resolver situações de conflito em sua vida diária, para que elas não precisem sair do controle. Este artigo analisará 4 tipos de situações de conflito e maneiras de resolvê-los.

4 Tipos de Situações de Conflito na Vida Diária e Como Resolvê-los

Diferentes Situações de Conflito em Que Você Pode se Encontrar

Por que o conflito é tão difícil? Algumas pessoas parecem ter sucesso com isso, mas se você é como a maioria das pessoas, é provavelmente algo que você prefere evitar. Situações de conflito podem tirar o pior das pessoas e transformar indivíduos regularmente legais em monstros.

A primeira coisa é mudar sua abordagem em relação ao conflito. Para muitos, a palavra conflito traz imagens de uma batalha ou guerra entre duas pessoas. Podemos pensar nisso como uma situação extremamente feia, sem uma boa resolução. É hora de mudar essa visão, se você quiser resolvê-lo. Você precisa lembrar que o conflito começa pequeno e depois descontrola-se a ponto de parecer uma guerra.

Pensar no conflito como um pequeno problema menor pode ajudá-lo a lidar com ele de frente. Lembrando-se de que, em sua essência, o conflito pode ser sobre uma questão insignificante, pode dar menos poder sobre você. Aqui estão algumas situações de conflito que você provavelmente encontrará:

1. Falta de Comunicação

A maioria dos conflitos na vida geralmente se resume a alguma forma de falta de comunicação. Você não conseguiu compartilhar o que pretendia ou houve uma negligência em fazê-lo. Em ambos os casos, o que não está sendo dito é o que realmente está causando o conflito.

Para evitar a maioria dos conflitos, é necessário enviar e receber mensagens claras e completas. Existem maneiras simples de resolver isso, como expressar tudo o que você precisa compartilhar. Você também precisa ser um ouvinte disposto a obter todas as informações.

Pode ser útil anotar no papel ou em um e-mail tudo o que você deseja dizer para que nada seja esquecido. Também ajuda a salvar todas as formas de comunicação, sejam e-mails, textos ou mensagens de voz. Dessa forma, você pode voltar para acessar as mensagens para ver onde a falta de comunicação pode estar acontecendo. Em qualquer situação, apenas ser honesto pode ajudar a evitar qualquer um dos problemas decorrentes da falta de comunicação.

2. Conflito de Relacionamento

Comunicação e relacionamentos andam de mãos dadas. A vida tem tudo a ver com relacionamentos, e todos precisam trabalhar para que funcionem sem problemas. Todo conflito que você tiver será de algum tipo de relacionamento, seja pessoal, profissional ou até qualquer pequena interação.

O conflito geralmente surgirá devido a diferenças de personalidade. Em um ambiente de trabalho, muitas vezes você pode ser emparelhado com pessoas com as quais não escolheria ser amigo em outra situação. Você pode não ter um bom relacionamento ou interesses comuns - mas ainda precisa trabalhar juntos.

Uma maneira de resolver um conflito de relacionamento é se envolver com o indivíduo em um nível pessoal. Se é alguém próximo, você pode trazer a fonte da tensão e se concentrar em ouvir o lado dele. Como você está perto, ele deve se sentir confortável ​​em se abrir para você.

Se estiver em um ambiente profissional, pode significar conhecer melhor essa pessoa para encontrar um terreno comum. Convide-a para um café e veja se consegue encontrar alguns interesses em comum. O crescimento do relacionamento pode facilitar a resolução e o conflito com ela.

Essa abordagem também é útil em vez de ir a um chefe ou a pessoas mais altas. Isso pode tornar o problema maior do que o necessário.

3. Conflito de Valor

Esse é um tipo difícil de situação de conflito, pois agora estamos observando as diferenças fundamentais entre duas pessoas. Conflito de valor é quando existe um conflito por causa de crenças, identidades ou valores fundamentais. Conflitos de valor comum podem surgir sobre política, religião, ética ou qualquer crença fundamental.

Um grande problema em situações de conflito como essa é que é desaprovado até ter discussões sobre isso. Política e religião são incentivadas a não serem discutidas, pois encontrar uma solução é muitas vezes impossível. Se você enfrentar esse cenário, ele voltará à comunicação.

Idealmente, você está envolvido com alguém que compartilhará um diálogo. Caso contrário, provavelmente é melhor ir embora. Se eles discutirem a diferença entre você, é importante ser um ouvinte ativo. Não é que você tenha que concordar com eles, mas você precisa desenvolver um entendimento de onde ele provêm.

A solução ideal é que você encontre algum outro terreno comum para o qual possa construir uma base e superar seu conflito. Você e um colega de trabalho podem diferir bastante em relação à política, mas podem ter filhos da mesma idade que experimentam as mesmas coisas. Você e o conhecido podem ter um conflito por questões religiosas, mas você cresceu na mesma cidade.

O objetivo de uma solução é encontrar um ponto em comum entre vocês que agora possa ser a base do seu relacionamento - em vez de ser baseado no seu conflito.

4. Conflito Pessoal Versus Conflito Social

Os três primeiros exemplos analisam um conflito de pessoa contra pessoa. Mas uma das grandes situações de conflito em que você se encontra é quando pode ter um problema com normas, crenças ou leis da sociedade. Este é um conflito externo quando se opõe a certas visões que uma sociedade em particular pode ter. Pode haver muitos exemplos disso, como:
  • Crenças ambientais
  • Conflito sobre nutrição (veganos versus comedores de carne etc.)
  • Separação
  • Racismo
  • Ser injustamente acusado de algo
Isso se resume a pensar que o mundo está contra você e que ninguém vê as coisas como você. Pode tornar-se uma situação “um contra muitos”. Um exemplo famoso disso é Rosa Parks se recusando a abrir mão de um assento para uma pessoa branca enquanto andava de ônibus. Essa era a sua posição contra a segregação e uma das situações finais de conflito.

A resolução para esse tipo de conflito exige uma quantidade enorme de trabalho. Envolve encontrar sua voz e espalhar sua mensagem. É sobre criar movimentos e mudanças. Isso não significa que precisa mudar o mundo; poderia estar em um nível local menor. Mas sempre será um desafio ou uma batalha difícil. Esse tipo de resolução de conflito é o que leva à mudança - e pode ser o mais gratificante.

Pensamentos Finais

Existem muitas situações de conflito nas quais você se encontra diariamente. O segredo é reconhecer que todo conflito começa com algo pequeno. Quando você reconhece isso, pode tornar a resolução mais gerenciável. A maior parte do conflito que encontramos se resume a comunicação e relacionamentos.

Lembrar-se de ser aberto e claro - e garantir que outras pessoas se sintam ouvidas - estará no centro da resolução de conflitos. Dessa forma, ele não ficará fora de controle e se tornará algo que não pode ser resolvido.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem