5 Lições Sobre Estar Errado

Como regra, somos incrivelmente duros conosco quando se trata de estar errado e tomar grandes decisões na vida.

Se nossos cinco primeiros relacionamentos terminarem com um rompimento, pensamos que estamos destinados a ficar sozinhos para sempre.

Se vamos à escola, nos formamos e passamos anos treinando para um trabalho que acabamos odiando, nos sentimos um fracasso por não ter tudo planejado.

Se sonhamos em escrever um livro ou iniciar uma organização sem fins lucrativos ou criar algo de valor e tropeçarmos na primeira tentativa, dizemos que não estamos preparados para isso.

Em casos como esses, quando estamos tentando fazer algo complexo e multifacetado, acredito que estar errado é realmente um sinal de que você está fazendo algo certo.

Aqui está o porquê…

5 Lições Sobre Estar Errado

Primeira Escolha Versus Melhor Escolha

Por alguma razão, geralmente esperamos que a nossa primeira escolha seja a melhor. No entanto, é realmente normal que sua primeira tentativa esteja incorreta ou errada. Isto é especialmente verdade nas principais decisões que tomamos na vida.

Por exemplo…

Encontrar a pessoa certa para casar. Pense na primeira pessoa que você namorou. Essa pessoa teria sido a melhor escolha para ser seu parceiro de vida? Retroceda ainda mais e imagine a primeira pessoa com quem se apaixonou. Encontrar um ótimo parceiro é complicado e esperar que você acerte na primeira tentativa não é razoável. É raro que o primeiro seja esse.

Escolher sua carreira. Qual é a probabilidade de seu eu de 22 anos poder escolher de maneira ideal a carreira que é melhor para você aos 40 anos? Ou 30 anos? Ou mesmo 25 anos? Considere o quanto você aprendeu sobre si mesmo desde aquela época. Há muitas mudanças e crescimento que acontecem durante a vida. Não há razão para acreditar que o trabalho da sua vida deva ser facilmente determinado quando você se formar.

Começar um negócio. É improvável que sua primeira ideia de negócio seja a melhor. Provavelmente nem será uma boa ideia. Essa é a realidade do empreendedorismo. (Minha primeira ideia de negócio foi um fracasso total)

Quando se trata de questões complexas, como determinar os valores que você deseja em um parceiro ou selecionar o caminho de sua carreira, sua primeira tentativa raramente levará à solução ideal.

5 Lições Sobre Estar Errado

Estar errado não é tão ruim quanto imaginamos. Cometi muitos erros e descobri cinco grandes lições de minhas experiências.

1. Escolhas que parecem ruins em retrospectiva são uma indicação de crescimento, não autoestima ou inteligência.

Quando você olha para trás em suas escolhas de um ano atrás, deve sempre esperar encontrar algumas decisões que parecem estúpidas agora, porque isso significa que você está crescendo. Se você vive apenas na zona de segurança onde sabe que não pode errar, nunca liberará seu verdadeiro potencial. Se você conhece o suficiente sobre algo para tomar a decisão ideal na primeira tentativa, não está se desafiando.

2. Como sua primeira opção provavelmente seja errada, a melhor coisa a fazer é começar.

Quanto mais rápido você aprender a estar errado, mais cedo poderá descobrir o que é certo. Para situações complexas como relacionamentos ou empreendedorismo, você literalmente precisa começar antes de se sentir pronto, porque não é possível que alguém esteja realmente pronto. A melhor maneira de aprender é começar a praticar.

Acredito que essa seja também uma das razões pelas quais a história se repete. Existem muitas situações que simplesmente precisam ser experimentadas para serem entendidas. Mesmo se você ler a opinião de todo especialista em um campo, a única maneira de progredir em sua própria vida é experimentar. Obviamente, nem todos os experimentos são planejados e, como resultado, os mesmos erros são cometidos repetidamente quando cada pessoa passa pelo processo de encontrar seu próprio caminho.

3. Divida os tópicos grandes demais para serem dominados em tarefas menores que podem ser dominadas.

Não consigo olhar para nenhum negócio e lhe dizer o que fazer. O empreendedorismo é um tópico muito grande. Mas posso olhar para qualquer site e dizer como otimizá-lo para criar uma lista de e-mails, porque esse tópico é pequeno o suficiente para que eu desenvolva algum nível de conhecimento. Se você quiser melhorar suas escolhas precisas, jogue em uma arena menor. Como disse Neils Bohr, o físico ganhador do Prêmio Nobel:
"um especialista é uma pessoa que cometeu todos os erros que podem ser cometidos em um campo muito estreito".

4. O momento de confiar em seu instinto é quando você tem o conhecimento ou a experiência necessária para apoiá-lo.

Você pode confiar em si mesmo para tomar decisões precisas em áreas onde você já possui experiência comprovada. Para todo o resto, a única maneira de descobrir o que funciona é adotar uma filosofia de experimentação.

5. O fato de que o fracasso ocorrerá não é uma desculpa para esperar o fracasso.

Não há razão para ficar deprimido ou desistir simplesmente porque você fará algumas escolhas erradas. Ainda mais crucial, você deve sempre tentar o seu melhor, porque é o esforço e a prática que impulsionam o processo de aprendizagem. Eles são essenciais, mesmo se você falhar.

Perceba que nenhuma opção isolada está destinada a falhar, mas essa falha ocasional é o custo que você deve pagar se quiser estar certo. Espere ganhar e jogar como ele desde o início.

Sua primeira escolha raramente é a melhor opção. Faça isso agora, pare de se julgar e comece a crescer.
Postagem Anterior Próxima Postagem