Como Descobrir Forças Pessoais Que Você Nunca Soube Que Tinha

Se alguém lhe pedir para anotar os pontos fortes pessoais do seu melhor amigo e depois os seus, é provável que a lista do seu amigo seja duas vezes maior que a sua. Isso não é anormal, pois geralmente achamos mais fácil identificar os pontos fortes pessoais de outras pessoas do que os nossos.

Por mais difícil que seja, tomar consciência de seus pontos fortes pessoais é uma habilidade importante da vida. Isso pode ajudá-lo a desenvolver mais confiança, autoconsciência, atingir metas e também estabelecer uma apreciação mais profunda pelas coisas que nos diferenciam.

Você já deve conhecer alguns dos seus principais pontos fortes pessoais devido a experiências de vida, mas é provável que tenha alguns pontos fortes inexplorados apenas esperando para serem explorados. Descobrir seus pontos fortes pessoais secretos é um processo, mas as dicas abaixo podem ajudá-lo a obter maior clareza ao longo do tempo, incentivando a autodescoberta e o crescimento pessoal.

Como Descobrir Forças Pessoais Que Você Nunca Soube Que Tinha

Pergunte a um Amigo Próximo ou a um Ente Querido

Às vezes, é difícil analisar objetivamente seus próprios pontos fortes ou fracos. Então, por que não descobrir o que as outras pessoas pensam de você? Consulte um amigo próximo ou um ente querido que esteja muito familiarizado com você e que esteja disposto a ser honesto. É importante consultar amigos ou familiares confiáveis ​​que o conhecem muito bem e que têm seus melhores interesses em mente.

Analise Suas Falhas

Ao analisar suas falhas, você pode praticar mais autoconsciência. Por exemplo, pergunte a si mesmo: "Qual é o erro que continuo cometendo?" Se há anos você tenta se tornar um grande violinista, mas ainda não consegue tocar uma música, talvez esse não seja um dos seus pontos fortes pessoais. É importante reconhecer que você não precisa ser bom em tudo.

Isso não significa que você deve desistir de tocar violão ou não pode melhorar, mas se você continuar tentando algo e ele simplesmente não se encaixar, parar não significa que você desistiu. Significa simplesmente que você escolheu concentrar seus esforços e tempo em outro lugar.

Não Fuja da Adversidade

Muitas vezes descobrimos e desenvolvemos forças pessoais poderosas como resultado de adversidades. Tempos difíceis nos forçam a desenvolver resiliência, que é a capacidade de se recuperar rapidamente de circunstâncias desafiadoras. Pergunte a si mesmo como você mudou devido a um desafio recente em sua vida. Que forças pessoais surgiram como resultado disso? Você aprendeu alguma coisa sobre como você reagiu? Como você se vê reagindo a situações estressantes na próxima vez que elas surgirem?

Saiba Quem Você é

Ter um conhecimento claro de sua própria identidade pode ajudá-lo a descobrir forças pessoais que você nunca soube que tinha. Todos nós experimentamos momentos em nossas vidas em que nos sentimos perdidos e inseguros sobre quem somos. Se você acha que está passando por uma crise de identidade, a melhor pessoa a quem recorrer é você mesmo. Somente você pode determinar quem você é!

Pense nos seus sonhos e paixões. Que coisas lhe dão propósito e significado na vida? Você gostaria de falar sobre o que? Quais são suas crenças e valores essenciais sobre a vida, os relacionamentos e o trabalho? Que coisas novas você gostaria de experimentar? Observe seus sentimentos, reflita sobre seu passado e pense no que deseja para o futuro. A reflexão sobre essas coisas esclarecerá quem você é como pessoa.

Encontre Seu Fluxo

Outra ótima maneira de descobrir seus pontos fortes é identificar as coisas e atividades que alimentam sua alma. Por exemplo, você pode gastar muito tempo escrevendo e encarando isso como uma força pessoal, mas se isso o deixa esgotado e exausto, pode não ser o seu "fluxo". Em vez disso, pense nas atividades ou tarefas que deixam você se sentindo energizado e vivo.

Onde você mais gosta de gastar seu tempo? Que tarefas parecem passar voando? Existem partes do seu trabalho que você faz melhor do que outras? Que habilidades e atividades levaram ao seu maior sucesso na vida até agora? Quais habilidades e talentos você tem que poderiam beneficiar sua própria vida e as de outras pessoas se você as desenvolvesse completamente?

Invista em você mesmo

Às vezes, pode levar meses ou anos para entender completamente nossas forças e fraquezas pessoais. E tudo bem! O importante é que você reserve um tempo para investir em si mesmo e buscar o crescimento pessoal. Isso pode significar reservar fundos para participar de uma palestra de desenvolvimento pessoal todo mês ou frequentar aulas de artes marciais regularmente. Ou, pode significar passar dez minutos todas as manhãs meditando ou fazendo um diário. Ao continuar investindo em si mesmo de várias maneiras, você gradualmente alcançará mais clareza sobre seus pontos fortes e aprenderá como aproveitá-los para obter mais sucesso na vida.
Postagem Anterior Próxima Postagem