4 Segredos Para o Sucesso de Acordo Com Jeff Bezos Fundador da Amazon

Eu sabia que se eu falhasse, eu não me arrependeria disso. Mas eu sabia também que a única coisa da qual eu poderia me arrepender é de nunca ter tentado” - Jeff Bezos

Você já sabe quem é Jeff Bezos, certo? Bem, a menos que você esteja morando sob uma rocha, você sabe que ele é o fundador da Amazon.com, uma empresa extremamente bem-sucedida que teve um enorme crescimento ao longo dos anos. Foi de uma simples livraria online atendendo alguns clientes à loja de tudo, atendendo a centenas de milhões de clientes em todo o mundo.

No entanto, voltando aos primeiros dias, você pode descobrir muito sobre o que Jeff Bezos acredita ser os segredos mais importantes para o sucesso. Ele atribui esses segredos ao sucesso da Amazon ao longo dos anos. E sem aderir a eles, a empresa não estaria onde está hoje.

Na verdade, esses quatro segredos vêm diretamente do próprio Jeff Bezos. Embora ele tenha dado palestras e entrevistas ao longo dos anos, esses quatro segredos vêm logo após a aquisição da Zappos.com.

4 Segredos Para o Sucesso de Acordo Com Jeff Bezos Fundador da Amazon

Quais São os Segredos do Sucesso?

A maioria das pessoas ficam perdidas quando se trata de encontrar seu caminho nos negócios. A verdade é que é difícil. Você tem que estar focado e determinado além da medida. Mas a diferença entre aqueles que têm sucesso e aqueles que fracassam se resume a um pequeno número de fatores.

Claro, existem bons hábitos que você precisa ter. Isso é certo. Você precisa administrar seu tempo, ter disciplina e eliminar os maus hábitos que atrapalham seu caminho. Você também deve ser capaz de ignorar as opiniões dos outros enquanto persegue seus sonhos.

Mas isso não é o que realmente é necessário para ter sucesso nos negócios. De acordo com Jeff Bezos, existem quatro fatores bem distintos que fazem a diferença. Se você puder se concentrar nisso, seu negócio prosperará. Se você não resolver isso, sua empresa provavelmente se tornará mais uma vítima da concorrência.

Os Primeiros Dias da Amazon

Quando Jeff Bezos deixou seu confortável emprego em finanças, ele teve a visão de uma loja online. Ele escolheu os livros porque era o produto mais onipresente que ele poderia oferecer. Já que os livros estavam profundamente enraizados na sociedade, ele escolheu esse como o caminho mais rápido.

Com o crescimento surpreendente da Internet na época, Jeff Bezos sabia que tinha uma pequena janela de oportunidade para criar um grande negócio. Quando começaram, programaram um sino para tocar toda vez que houvesse um pedido. Normalmente era um membro da família. Mas a primeira vez que receberam um pedido de um estranho, realmente foi o começo de algo incrível.

Nos primeiros 30 dias, a campainha estava tocando com tanta frequência que eles tiveram que desligá-lo. Claramente, a Amazon só cresceu a partir daí. Hoje, é uma empresa colossal de vários trilhões de dólares, arraigada na vida diária de centenas de milhões de pessoas que dependem dela todos os dias.

Então, como a Amazon cresceu tanto? Bem, existem 4 segredos para o sucesso, de acordo com o próprio Jeff Bezos.

1. Ser obcecado com seus clientes

Muitas pessoas no mundo dos negócios esquecem esse fato muito simples. Isso vai além do credo de que o cliente tem sempre razão. Você deve ter uma obsessão total por seus clientes se quiser ter sucesso. Então, como você realmente fará isso?

Segundo Jeff Bezos, tudo o que eles fazem é pelos clientes e o que mais os beneficia. Infelizmente, isso nem sempre renderá dividendos no início. Quando você fica obcecado com seus clientes, está gastando energia e recursos para fazê-los felizes.

Você faz isso não apenas porque é mais caro encontrar novos clientes do que vender para os existentes. Você faz isso porque é a coisa certa a se fazer. Essa não é apenas uma opinião de Jeff Bezos - é algo que as melhores empresas do mundo aderem.

Isso significa que qualquer decisão deve ser feita com as melhores intenções para os clientes.

2. Invente quando houver um problema

Jeff Bezos diz que você não deve esperar que o cliente diga como resolver um problema. Em vez disso, você precisa inventar para resolver seus problemas. E isso precisa ser feito sem que o cliente o avise sobre o problema. A invenção é a chave para criar um negócio sustentável centrado no cliente.

Isso não precisa ser algo inovador. Significa apenas que você precisa resolver problemas de maneira inventiva. Como você envolve sua mente em torno disso? Por exemplo, a Amazon enfrentou vários problemas com pedidos duplicados, entregas em endereços errados e assim por diante.

Na verdade, logo no início, Jeff Bezos diz que os clientes estavam pedindo itens negativos e sendo pagos como créditos em seus cartões por esses pedidos. Felizmente, isso foi resolvido rapidamente. Mas a questão é que você tem que identificar os problemas e inventar quando eles existem.

Para pedidos duplicados, a Amazon começou a colocar uma etiqueta nos itens que já haviam sido pedidos para ajudar os clientes a evitar fazer um pedido duplicado. Eles também reforçaram a logística e adicionaram fotos de entregas para ajudar com coisas como fraude e entrega em endereço errado.

3. Pense a longo prazo (5 a 7 anos)

Nos negócios, é fácil ver por que a maioria das pessoas pensam no curto prazo. Afinal, a maioria das empresas está em modo de sobrevivência. No entanto, um grande segredo para o sucesso da Amazon é pensar a muito mais longo prazo do que isso. Jeff Bezos sempre pensa em 5 a 7 anos.

Ele afirma que algumas iniciativas não geram lucro para a empresa imediatamente. No entanto, eles agregam valor ao cliente imediatamente. Mas, em geral, a maior parte dos investimentos que a empresa faz demoram um bom tempo para dar frutos.

Pense nisso por um momento na próxima vez que decidir lançar uma iniciativa, criar um produto ou fazer qualquer outra coisa que valha a pena. Quando você pensa a longo prazo, isso também o impede de se concentrar no concorrente e se tornar mais centrado no cliente.

Obviamente, Jeff Bezos faz tudo segundo o espírito do cliente porque é obcecado pelo cliente.

4. É sempre o primeiro dia

Quando Jeff Bezos diz que é sempre o primeiro dia, isso significa que eles são hiperflexíveis com os detalhes, mas teimosos em sua visão. Eles não têm medo de tentar coisas novas, mesmo quando algo está funcionando bem, no espírito de fazer funcionar ainda melhor.

Mais uma vez, isso resulta do fato de ser hiper-focado no cliente. Quando você adota essa abordagem, está sempre disposto a experimentar na esperança de melhorar a experiência do cliente. É por isso que é (e sempre será) o primeiro dia na Amazon.

Quando você pensa sobre este conceito, significa que você não adota uma abordagem velha e enfadonha para os negócios. A maioria das empresas é rígida em sua abordagem e não promove o pensamento fora da caixa. Mas não na Amazon porque é sempre o primeiro dia.

Se algo vai ajudar a resolver um problema para o cliente, ou se vai ajudar outra iniciativa, é rápido.

Como Usar Essa Abordagem Nos Negócios ou na Vida?

Existem muitos conselhos ditos por aí divulgando os segredos do sucesso das pessoas mais ricas do mundo. Mas a questão é como você realmente usa esse conselho nos negócios? Se você é um estudante, um funcionário, um empresário ou um prestador de serviços, preste atenção a este conselho.

O problema é que a maioria de nós gasta tanto tempo tentando sobreviver, que não projetamos nossas vidas e negócios de uma forma que nos ajude a prosperar. Isso nos leva de volta aos fundamentos de quem somos e como gastamos nosso tempo. É uma questão de disciplina, definição de metas e compreensão por que estamos fazendo algo.

A primeira lição aqui é que o que quer que você esteja fazendo, deve ser do melhor interesse de seu cliente. Mesmo que você seja apenas um funcionário e não tenha seu próprio negócio, se trabalhar para outra pessoa, faça o que puder pelo cliente.

Se o seu empregador não concordar com você, provavelmente você deve conseguir outro emprego. Porque, qualquer empregador que não valoriza fazer tudo pelos seus clientes, provavelmente é um empregador para o qual você não quer trabalhar. Se você tem alguma interação com os clientes, faça todo o possível.

Às vezes, isso significa perder dinheiro no curto prazo. Nem tudo deve girar em torno de obter lucro hoje, especialmente quando você tem a noção de pensar a longo prazo. Quando você está pensando em prazos de 5 a 7 anos, isso torna o que você faz hoje muito diferente.

Quando Tudo Falhar, "Seja Como Jeff Bezos"

Às vezes, quando você se sente oprimido, é novo pensar de uma maneira diferente. Isso requer que você saia de sua zona de conforto e pense de uma maneira diferente. Em termos de Jeff Bezos, isso exigiria fazer a si mesmo a pergunta: o que Jeff Bezos faria aqui?

Em outras palavras, "seja como Jeff Bezos" e não haverá dúvidas sobre para onde você está indo. Se você voltar aos primeiros dias da Amazon, poderá encontrar entrevistas nas quais Jeff Bezos foi questionado por que ele tinha uma porta de entrada como mesa. Sua resposta foi que ele queria investir cada dólar que a empresa tinha para ajudar o cliente, e não em enfeites.

Claro, a Amazon não precisa mais se preocupar com essas coisas, mas eles ainda são incrivelmente econômicos. Eles ainda estão preocupados com cada centavo gasto e ainda estão hiperconcentrados em investimentos que trarão retornos de longo prazo. No entanto, eles podem jogar em um nível muito maior hoje em dia.

Jeff Bezos Faria Isso?

Não há dúvida de que Jeff Bezos é um indivíduo incrivelmente disciplinado. Se você não tem disciplina, esse é certamente um lugar para começar no caminho para o sucesso. A disciplina exige o entrelaçamento de muitas partes de sua vida, como objetivos, hábitos e gerenciamento de tempo. Mas sem ele, o sucesso não é possível.

Mas nos negócios e na vida, quando você precisa tomar uma grande decisão, pergunte a si mesmo: Jeff Bezos faria isso? Eu sei que parece simples e comum. Mas, sabendo o que você sabe sobre o fundador da Amazon, a resposta a essa pergunta certamente pode levá-lo na direção certa.

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