13 Maneiras Eficazes de se Sentir Melhor Consigo Mesmo

A vida pode ser difícil. É ainda mais difícil quando você não sente que é uma pessoa competente, capaz e digna.

A autoconfiança e a autoestima positivas tornam muito mais fácil superar os desafios da vida, porque você sabe que, aconteça o que acontecer, você aguentará! E se você não conseguir lidar com isso sozinho, você se valorizará o suficiente para obter a ajuda de que precisa para superar o que quer que esteja enfrentando.

A autoestima positiva é essencial para ter relacionamentos saudáveis ​​com outras pessoas. Pessoas que não têm autoestima positiva podem aceitar mau comportamento porque pensam que merecem ser maltratadas, desrespeitadas ou como se não pudessem fazer melhor.

Melhorar sua autoconfiança, autoestima e valor próprio se enquadra no conceito de sentir-se melhor consigo mesmo em um sentido amplo.

Agora ouça, nós entendemos que muitos artigos desse tipo podem parecer um absurdo fofo. Talvez você se sinta uma pessoa má por ter feito muitas coisas erradas em sua vida. Talvez você seja uma pessoa com problemas mentais que se esforça para fazer as coisas de maneira saudável. Talvez você seja um sobrevivente de abuso que foi totalmente convencido por pessoas terríveis de que não há nada de bom em você.

Para você, queremos reconhecer que o processo de correção dessas percepções e pensamentos é um caminho longo e árduo. Não estamos tentando amenizar isso. Não é algo que acontece da noite para o dia. E não é algo em que você apenas vazará positividade para todos os lados. Provavelmente vai começar com você apenas estando bem consigo mesmo. Mas tudo bem é melhor do que você está sentindo agora.

Você deseja se concentrar em pequenas mudanças incrementais que eventualmente se traduzem em mudanças maiores e reais.

E “real” é a palavra-chave aqui. Não estamos mentindo para nós mesmos sobre o que é e o que não é. Você tem que aceitar e amar seus defeitos para que possa nutri-los e transformá-los em algo melhor.

Com isso dito, vamos entrar em algumas coisas que você pode fazer para realmente se sentir melhor consigo mesmo.

13 Maneiras Altamente Eficazes de se Sentir Melhor Consigo Mesmo

1. Confie no caminho da sua vida.

A vida está cheia de coisas maravilhosas para serem vividas; arte, sucesso, aprendizado e amor.

A vida também está cheia de coisas dolorosas; sofrimento, fracasso, ignorância e, sim, amor.

O que devemos ter em mente é que cada pessoa neste planeta experimentará alguma forma de todos eles. Não é algo a ser temido. Não é um reflexo de um caráter pobre ou de seu valor como pessoa.

É apenas a vida.

E quando você aceita essas coisas como parte da vida, você é capaz de não levá-las tão pessoalmente.

Mesmo que você seja o responsável direto pelo que aconteceu de ruim, não importa, porque todo mundo toma decisões erradas de vez em quando. É assim que é.

Saiba que você vai superar isso, saiba que você pode passar para outra coisa, e não se deixe parar na miséria.

2. Saiba quando pedir ajuda.

Algumas pessoas ficam presas e simplesmente chafurdam em sua estagnação. "Eu não sou bom o suficiente! Eu não sou inteligente o suficiente! Por que não consigo descobrir isso!? Eu sou tão estúpido!"

Não, você não é. Você simplesmente não sabe a resposta. Isso não o torna estúpido, inútil ou inferior.

Ninguém pode saber tudo. Francamente, é provavelmente melhor que ninguém possa saber tudo. Isso não terminaria bem se tivéssemos que contar com uma pessoa para nos dar todas as nossas respostas.

Mas você não precisa. Pesquise no Google. Converse com um profissional quando aplicável. Vá buscar ajuda e faça perguntas.

Honestamente, até mesmo dar um passo para buscar ajuda costuma ser o suficiente para fazer você se sentir um pouco mais positivamente sobre si mesmo.

3. Tente reduzir ao mínimo o pensamento negativo.

Existe uma estranha crença de que, se você não é positivo, deve ser negativo. A verdade é que existe uma grande distância entre o positivo e o negativo onde muitas pessoas vivem. As coisas nem sempre são positivas ou negativas. Às vezes, eles são apenas uma coisa.

A falsa positividade pode ser pior do que pensamentos negativos, porque faz com que as pessoas ignorem a realidade.

Você nunca terá pensamentos perfeitamente positivos. Essa é uma expectativa irracional. Mas o que você pode fazer é tentar não catastrofizar e alimentar pensamentos negativos.

Em vez disso, separe esses pensamentos negativos, procure sua causa e tente enquadrá-los de forma mais neutra. Você não precisa ser positivo. Apenas tente não ser negativo.

4. Não vincule seu valor próprio a realizações.

Um dos conselhos mais comuns (e ruins) que circulam por aí sobre a autoestima é que você deve olhar para trás nas realizações do passado para se lembrar do seu valor. Infelizmente, esse conselho falha em abordar as pessoas que não conseguem atingir esse nível de realização novamente. Em essência, eles estão tentando se posicionar contra uma meta impossível que talvez nunca mais alcancem.

Sua autoestima e valor não se baseiam no que você pode ou não pode fazer. Se você tirar alguma coisa deste artigo, que seja isso.

Independentemente de quão competente ou capaz você seja, você pode se sentir bem consigo mesmo. E se você pretende vincular sua autoestima às suas realizações, o que você não deveria fazer, certifique-se de que seus objetivos são seus. Certifique-se de não estar tentando viver de acordo com os padrões de outra pessoa, como seus pais, um chefe, um mentor ou quem quer que seja.

5. Não deseje muito.

O desejo é um forte catalisador para a busca de objetivos.

O desejo também é um forte catalisador para o sofrimento.

Eu quero aquela coisa; Eu quero tanto, mas por que não consigo? Eu não sou bom o suficiente? Inteligente o suficiente? Rico o suficiente? Conectado o suficiente? O que há de tão errado comigo que não posso ter o que quero? O que é que eu quero? Coisas? Fortuna? Amar? Um relacionamento?

O desejo pode minar seus sentimentos de autovalor e confiança quanto mais você abriga esse desejo sem alcançá-lo.

E se você nunca o atingir? Isso significa que você não é bom o suficiente? De jeito nenhum. Só pode não ter sido feito para você.

6. Estabeleça algumas metas para trabalhar.

Uma maneira fácil de aumentar seu ímpeto e autoestima é definir algumas metas e começar a trabalhar em direção a elas. O S.M.A.R.T. O sistema de metas (específico, mensurável, acionável, relevante, sensível ao tempo) é uma maneira excelente de definir metas razoáveis ​​para você trabalhar.

Agora, supondo que você não tenha depressão ou outro problema de saúde mental que impeça seus circuitos de recompensa de disparar corretamente, cumprir os objetivos lhe dará pequenos aumentos de dopamina e outros produtos químicos para o bem-estar.

Realizar coisas pode ajudá-lo a se sentir melhor em geral e a respeito de si mesmo também. Estabeleça metas pequenas e razoáveis ​​que o levarão às metas maiores que deseja.

7. Aprenda a não levar as críticas para o lado pessoal.

As críticas são sempre difíceis de ouvir. Não é bom ter outras pessoas menosprezando suas decisões ou realizações. Mas, outras pessoas têm direito à sua opinião.

Por outro lado, você não precisa se preocupar com a opinião deles, principalmente se eles estão criticando você como pessoa e não o que você fez.

Uma coisa é dizer: “Ei, você tomou uma decisão muito ruim”. versus “Ei, você é uma pessoa má. É por isso que você fez a coisa ruim"

Em vez disso, o que você quer fazer é considerar a fonte da crítica, examinar se ela é válida ou não e então usá-la ou descartá-la. Se você puder fazer isso, as críticas deles não afetarão como você se sente e pensa sobre si mesmo. Você não tem que fazer todos felizes.

8. Faça o que é certo para sua vida.

Você está vivendo sua vida. Você deve ser aquele que decide o que você precisa da vida e, em seguida, correr atrás. Você não pode viver sua vida pelo script de outra pessoa e esperar se sentir feliz e bem. Quando você tenta viver de acordo com os padrões de outras pessoas, muitas vezes você fica aquém, porque esses padrões muitas vezes mudam.

As pessoas mudam constantemente as traves do gol sobre o que é aceitável e o que não é, o que é preferível ou não. Mas eles deixam de ser relevantes se você simplesmente não estiver jogando o jogo deles.

O que você quer da sua vida? O que fará você se sentir bem consigo mesmo que você pode fazer por si mesmo? Faça mais dessas coisas.

9. Pratique o perdão regularmente.

O perdão é uma ferramenta poderosa para melhorar sua autoestima e encontrar paz com o mundo.

Geralmente, as pessoas são criaturas bagunceiras. A maioria quer ser boa e fazer a coisa certa; elas são simplesmente terríveis nisso. Muitos estão tentando viver por meio de seus próprios traumas, decepções, experiências de vida terríveis e feridas que a vida lhes infligiu. Você provavelmente também está.

As pessoas realmente escolheriam fazer a coisa errada se entendessem o quanto isso as prejudicaria no futuro? Provavelmente não. Mas elas fazem isso de qualquer maneira, porque nem sempre pensamos no futuro ou nem sempre podemos avaliar o dano que causaremos.

As pessoas vão tomar decisões erradas. Você certamente também o fará. Perdoe-se por ser humano, aprenda com isso e decida tomar uma decisão melhor no futuro. Aceite decisões erradas como parte do processo de crescimento.

10. Remova pessoas negativas de seus círculos.

A negatividade é contagiosa. Pessoas negativas têm um problema para cada solução. E se você passar bastante tempo com essas pessoas, as percepções delas começarão a influenciar a forma como você percebe o mundo e a si mesmo. Você não quer se colocar em uma posição em que esteja constantemente sendo desgastado pela negatividade.

Pense nisso como uma erosão. Um fio d'água não é nada comparado à pedra dura sobre a qual está fluindo. Mas quando flui sobre ela por um longo tempo, vai desgastar a pedra.

Certifique-se de que as pessoas com quem você se cerca são positivas ou realistas, com foco na construção. Indicamos especificamente "realista" porque muitas pessoas negativas e cínicas acreditam que são mais realistas do que pessoas otimistas apenas porque optam por chafurdar na negatividade.

Coisas ruins acontecem. Coisas boas acontecem também. Coisas ruins acontecendo não invalidam as coisas boas. Pessoas realistas podem reconhecer ambos.

11. Trabalhe para tornar sua narrativa interna mais amável.

As palavras que usamos para falar conosco contribuem para a forma como nos vemos. Se você constantemente se deprime em seus pensamentos, não vai se sentir digno ou ter boa autoestima.

Em vez desses pensamentos negativos, tente reformulá-los em uma perspectiva mais amorosa e positiva.

Em vez de "Eu cometi um erro porque sou estúpido", você desejaria algo mais como "Eu cometi um erro porque não tinha informações suficientes".

Em vez de "Ele terminou comigo porque eu não sou bom o suficiente", você diria algo como: "Nós simplesmente não fomos feitos um para o outro. Rumo a coisas melhores”

Às vezes, pode ser tão simples como: "Eu cometi um erro porque cometi um erro". Porque você é humano e os humanos cometem erros. Não há nada para se envergonhar.

12. Pratique a bondade para com os outros.

A prática da bondade é uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade geral de seus pensamentos. Ao focar na gentileza, você expulsa os pensamentos negativos que muitas vezes estão tentando invadir seu caminho. Em vez disso, você está se concentrando em como está dando uma contribuição digna e positiva para o mundo.

E é muito, muito mais difícil do que as pessoas inexperientes tendem a pensar. Porque? As pessoas que geralmente mais precisam de gentileza podem ser extremamente desagradáveis ​​de se ter por perto. A quantidade de direitos, sarcasmo e cinismo que você encontrará está fora dos gráficos. E, por esse motivo, você não quer praticar a bondade como recompensa externa.

Concentre-se em fazer a coisa certa e gentil porque você é o tipo de pessoa que faz as coisas certas e gentis. Você escolhe colocar coisas boas no mundo porque esse é o tipo de pessoa que deseja ser. Isso é algo pelo qual você pode se orgulhar.

Apenas não vincule sua autoestima ao quanto você pode contribuir para a vida de outras pessoas ou da sociedade como um todo. Algumas pessoas podem dar mais do que outras. Isso não as torna pessoas melhores.

Além do mais, você provavelmente subestima enormemente o impacto positivo que tem sobre os outros. Você pode querer se sentir útil, como se fosse importante neste mundo. Bem, acredite que você é mais útil para o mundo e tem mais importância para ele do que acredita.

13. Faça um esforço para melhorar a si mesmo.

Você se aceita? Você aceita seus defeitos? O que significa aceitar seus defeitos?

Bem, aceitação, de acordo com a definição do Merriam-Webster: é o ato de aceitar algo ou alguém: aprovação. E pegando emprestado da definição de 'aceitar' especificamente: dar admissão ou aprovação para; suportar sem protesto ou reação; considerar apropriado, normal ou inevitável; para reconhecer como verdadeiro.

A palavra "aceitação" na comunidade de saúde mental é difícil, porque muitas vezes é usada para comunicar a ideia de que você deve aceitar seus defeitos e, portanto, concordar com elas.

Mas você deveria?

Você pode olhar para si mesmo, ver que tem um defeito específico e, então, precisa decidir fazer um esforço para fazer algo a respeito do defeito.

Seu cérebro fazendo você se sentir mal ou culpado porque suas ações feriram outra pessoa ou a si mesmo é uma coisa boa. Isso significa que você está experimentando empatia e é capaz de reconhecer que essa é uma ação errada.

Mas o que você realmente vai fazer a respeito? Por que você deveria se sentir melhor com uma ação errada que o faz se sentir mal, sem trabalhar para corrigir o problema que está causando isso? Isso não é algo pelo qual você pode se sentir bem.

Você pode se sentir bem com relação ao esforço que está fazendo para se comportar de uma forma mais saudável, fazer escolhas melhores e fazer coisas melhores.

Não vai ser perfeito. Nunca é perfeito. Você vai resolver suas falhas e adivinhe!? Elas ainda irão aparecer de vez em quando. É assim mesmo. Porém, quanto mais você trabalha nelas, mais esforço se dedica para corrigi-las e maior controle poderá exercer sobre elas.

Não perca seu tempo e sua vida usando a si mesmo como um saco de pancadas toda vez que você fizer algo errado ou fizer uma escolha ruim. Faça uma escolha melhor. Peça desculpas pelo dano causado, conserte o dano causado e comprometa-se a fazer o melhor.

Isso pode significar buscar ajuda adicional, mudar hábitos de vida ou fazer as coisas de maneira diferente agora que você já sabe mais.

A mudança de comportamento é a melhor desculpa que você pode dar aos seus entes queridos - e a você mesmo. E fazer essa escolha é algo de que você pode se orgulhar e se sentir bem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem