Como Reclamar Reconfigura Seu Cérebro Para à Negatividade

Pesquisas mostram que a maioria das pessoas reclama uma vez por minuto durante uma conversa típica. Reclamar é tentador porque é bom, mas como muitas outras coisas agradáveis ​​- como fumar ou comer um quilo de bacon no café da manhã - reclamar não é bom para você.

Seu cérebro adora eficiência e não gosta de trabalhar mais do que precisa. Quando você repete um comportamento, como reclamar, seus neurônios se ramificam para facilitar o fluxo de informações. Isso torna muito mais fácil repetir esse comportamento no futuro - tão fácil, de fato, que você nem percebe que está fazendo.

Você não pode culpar seu cérebro. Quem gostaria de construir uma ponte temporária toda vez que precisar atravessar um rio? Faz muito mais sentido construir uma ponte permanente. Assim, seus neurônios se aproximam e as conexões entre eles se tornam mais permanentes. Os cientistas gostam de descrever esse processo como "neurônios que disparam juntos, se conectam".

Reclamações repetidas reconfiguram seu cérebro para tornar mais provável a reclamação futura. Com o tempo, você acha mais fácil ser negativo do que positivo, independentemente do que está acontecendo ao seu redor. Reclamar se torna seu comportamento padrão, o que muda a maneira como as pessoas o percebem.

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E aqui está o X da questão: reclamar danifica outras áreas do seu cérebro também. Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostrou que a reclamação diminui o hipocampo - uma área do cérebro que é fundamental para a solução de problemas e o pensamento inteligente. Os danos no hipocampo são assustadores, especialmente quando você considera que é uma das principais áreas cerebrais destruídas pelo Alzheimer.

Como Reclamar Reconfigura Seu Cérebro à Negatividade

Reclamar Também Faz Mal à Sua Saúde

Embora não seja exagero dizer que reclamar causa dano cerebral, ele não para por aí. Quando você reclama, seu corpo libera o hormônio do estresse cortisol. O cortisol muda você para o modo de luta ou fuga, direcionando oxigênio, sangue e energia para longe de tudo, menos dos sistemas essenciais para a sobrevivência imediata. Um efeito do cortisol, por exemplo, é aumentar sua pressão arterial e açúcar no sangue, para que você esteja preparado para escapar ou se defender.

Todo o cortisol extra liberado pelas queixas frequentes prejudica seu sistema imunológico e o torna mais suscetível a colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Ele ainda torna o cérebro mais vulnerável a derrames.

Não é só Você ...

Como os seres humanos são inerentemente sociais, nosso cérebro imita natural e inconscientemente o humor das pessoas ao nosso redor, principalmente as pessoas com quem passamos muito tempo. Esse processo é chamado de espelhamento neuronal e é a base da nossa capacidade de sentir empatia.

O outro lado, no entanto, é que reclamar muito é como fumar - você não precisa fazer isso sozinho para sofrer os efeitos negativos. Você precisa ter cuidado ao passar tempo com pessoas que reclamam de tudo. Os reclamadores querem que as pessoas participem da festa de piedade para que possam se sentir melhor consigo mesmas.

Pense da seguinte maneira: se uma pessoa estivesse fumando, você ficaria sentado a tarde toda inalando o fumo passivo? Você se distanciava e deveria fazer o mesmo com os reclamadores.

A Solução Para a Reclamação

Há duas coisas que você pode fazer quando sentir necessidade de reclamar. Uma é cultivar uma atitude de gratidão. Ou seja, quando tiver vontade de reclamar, mude sua atenção para algo pelo qual você é grato. Tomar um tempo para contemplar o que você é grato não é apenas a coisa certa a fazer; reduz o hormônio do estresse cortisol em 23%.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, Davis, descobriu que pessoas que trabalhavam diariamente para cultivar uma atitude de gratidão experimentavam melhora no humor e energia e substancialmente menos ansiedade devido aos níveis mais baixos de cortisol. Sempre que experimentar pensamentos negativos ou pessimistas, use isso como uma sugestão para mudar de marcha e pensar em algo positivo. Com o tempo, uma atitude positiva se tornará um modo de vida.

A segunda coisa que você pode fazer - e somente quando você tem algo que realmente vale a pena reclamar - é se envolver em reclamações orientadas à solução. Pense nisso como reclamando com um propósito. A reclamação orientada para a solução deve fazer o seguinte:
  • Ter um objetivo claro. Antes de reclamar, saiba qual resultado você está procurando. Se você não consegue identificar um objetivo, há uma boa chance de reclamar apenas por prazer, e esse é o tipo de reclamação que você deve cortar pela raiz.
  • Comece com algo positivo. Pode parecer contra intuitivo iniciar uma reclamação com um elogio, mas começar com um positivo ajuda a impedir que a outra pessoa fique na defensiva. Por exemplo, antes de iniciar uma reclamação sobre o mau atendimento ao cliente, você pode dizer algo como: "Sou cliente há muito tempo e sempre fiquei encantado com o seu serviço ..."
  • Seja específico. Quando você está reclamando, não é um bom momento para abater todos os aborrecimentos menores dos últimos 20 anos. Basta abordar a situação atual e ser o mais específico possível. Em vez de dizer: "Seu funcionário foi rude comigo", descreva especificamente o que o funcionário fez que pareceu rude.
  • Termine de forma positiva. Se você encerrar sua reclamação com "Nunca mais comprarei aqui novamente", a pessoa que está ouvindo não tem motivação para agir de acordo com sua reclamação. Nesse caso, você está apenas desabafando ou reclamando com outro objetivo que não seja reclamar. Em vez disso, reafirme seu objetivo, assim como sua esperança de que o resultado desejado possa ser alcançado, por exemplo: "Gostaria de resolver isso para que possamos manter intacta a nossa relação comercial".

Concluindo...

Assim como fumar, beber demais e deitar no sofá assistindo TV o dia todo, reclamar é ruim para você. Coloque meu conselho em prática e você colherá os benefícios físicos, mentais e de desempenho que vêm com um estado de espírito positivo.
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