Por Que Tememos o Fracasso? Entendendo Contratempos Para Conquistar Vitórias

Alguns dos medos mais comuns que ouvimos são: falar em público, aranhas ou alturas. Nós ouvimos sobre isso o tempo todo.

Mas o que podemos não ouvir com muita frequência é o medo do fracasso. Enquanto todos cometemos erros, alguns têm medo de fracassar em tudo.

Então, por que tememos o fracasso?

Às vezes, podemos fracassar em aceitar nossos medos. E encontrar a causa raiz de por que tememos o fracasso pode nos levar a uma toca de coelho.

Ao detalhar coisas como por que tememos o fracasso e o que pensamos que é o fracasso, o que pode ser esmagador, podemos criar um plano de ação para superá-lo.

É para isso que estamos aqui. Portanto, sejamos corajosos e comecemos a falar sobre nosso medo do fracasso.

Por Que Tememos o Fracasso? Entendendo Contratempos Para Conquistar Vitórias

O Que é o Medo do Fracasso?

Todos nós sabemos que o fracasso acontece quando não conseguimos o que pretendemos fazer. Isso pode ser qualquer coisa, desde voltar à escola até lançar uma empresa de sucesso. Pode até ser devido à demora em conseguir um emprego ou à luta para se manter no caminho certo com o treinamento para uma maratona. É um medo que pode habitar nossa vida pessoal ou profissional ou até as duas simultaneamente.

Aqui estão algumas coisas que alguém que tem medo do fracasso pode fazer:

  • Evitar tarefas
  • Sentar-se impotente
  • Experimentar ansiedade
  • Sentir uma perda de controle

Eventualmente, o medo do fracasso pode se transformar em um medo extremo: atiquifobia. Atiquifobia refere-se a um medo do fracasso que se origina em tudo - até mesmo em coisas sem consequências graves. Com essa fobia, o medo de algo racional, como reprovar em um prova, torna-se tão intenso que alguém pode desistir de um curso para se abster de escrever essa prova.

Por que Tememos o Fracasso?

Embora seja assustador investigar a causa raiz do seu medo do fracasso, é um passo necessário para superá-lo. Uma vez que chegamos à toca do coelho, podemos desenvolver estratégias específicas para nos ajudar a seguir em frente.

Vamos ler quatro possíveis causas do medo do fracasso e pensar se alguma delas se aplica a nós:

1. Nossa educação: Nossos pais podem ter criticado nossas ações quando crianças. Talvez nunca tenham apoiado nossos sonhos e paixões, ou nunca nos deixem esquecer nossos fracassos. Essas experiências nos acompanham até a idade adulta e nos fazem temer qualquer tipo de erro que cometemos no presente.

2. Vivenciar eventos traumáticos: Alguns eventos traumáticos nos marcam para o resto da vida, fazendo com que evitemos qualquer situação que nos lembre ou possa nos lembrar desses incidentes. Tais experiências podem nos deixar cautelosos em tentar coisas novas ou estabelecer metas de longo prazo.

3. Ser intimidado quando criança: Talvez quando éramos mais jovens, tentamos entrar no time da nossa escola e não conseguimos. Em seguida, outras crianças zombaram de nós por não sermos bons o suficiente, o que nos ensinou que nosso fracasso é uma piada ou leva à zombaria. O bullying e a humilhação podem nos afetar em todas as idades e influenciar nossas escolhas.

4. Baixa autoestima e confiança: Se não acreditarmos em nós mesmos, aceitaremos que tudo o que somos capazes é de fracassar. Nosso diálogo interno negativo invadirá nosso cérebro e nos convencerá a temer o fracasso de todos os tipos.

Reavalie Sua Definição de Fracasso

Reserve um momento para refletir sobre sua definição de fracasso. O que isso implica? Quais são as consequências? Às vezes, seu medo do fracasso vem de uma definição irreal de fracasso.

Você pode ter grandes expectativas de si mesmo e sentir-se ansioso por não poder cumpri-las. Essa ansiedade pode resultar do perfeccionismo. Ser um perfeccionista prejudica seu bem-estar, ensinando que seus esforços não podem atingir seus padrões (quase impossíveis).

Você deve se orgulhar de seus esforços e trabalho duro. Em vez de limitar-se a fazer apenas coisas que você sabe que fará perfeitamente, aceite que erros acontecem. É assim que você aprende. Uma mentalidade de crescimento nos ensina a ver o valor em cometer erros. Você pode ver o fracasso como o fim do mundo ou como uma oportunidade de aprendizado.

O fracasso não é raro. Mesmo as pessoas mais bem-sucedidas falham e continuam a falhar.

Autossabotagem e o Medo do Fracasso

Nosso medo do fracasso geralmente se reflete em nosso comportamento por meio de nossas ações e escolhas. O comportamento mais notável é a autossabotagem, que nos impede de realizar qualquer tipo de ação. A autossabotagem resulta da ansiedade extrema.

A pesquisa descobriu que o medo do fracasso faz com que as pessoas sintam ansiedade e desamparo aprendido e não atinjam os objetivos, além de reduzir a resiliência. Isso os encoraja a se protegerem, o que pode se enquadrar na categoria de autossabotagem.

O medo do fracasso obriga as pessoas a proteger suas emoções e saúde mental, permanecendo em sua zona de conforto. Elas costumam ser vistas praticando a procrastinação para atrasar suas ações e evitar a chance de falhar. As pessoas também podem sabotar a si mesmas culpando os outros pelos erros que cometem para evitar assumir responsabilidades.

Às vezes é difícil reconhecer. Para identificar quando e onde exalamos nosso medo do fracasso, devemos desenvolver a autoconsciência.

Encontre o apoio de alguém que o ajudará a abandonar seus comportamentos de autossabotagem. É possível encontrar ajuda de profissionais para ajudá-lo a praticar estratégias que o capacitem a eliminar suas formas de procrastinação.

Prepare-se Para o Pior Cenário

O planejamento é um ótimo hábito a ser adotado quando estamos tentando reduzir nosso medo do fracasso. Isso pode nos ajudar a imaginar os piores cenários e pensar em soluções. Pelo contrário, não podemos nos deixar cair na armadilha de pensar demais quando fazemos isso. Podemos reconhecer pensamentos negativos sem deixá-los assumir o controle.

Observar os piores cenários nos ajuda a nos tornarmos mais realistas e racionais. Às vezes, as consequências não são tão desastrosas quanto poderíamos imaginar. Mas enquanto praticamos isso, devemos nos lembrar de não dar muito poder a esses resultados possíveis. Em vez de focar no que pode dar errado, podemos nos concentrar no que pode dar certo.

Defina Pequenas Vitórias Para Conquistar a Batalha

É fácil dizer às pessoas para serem realistas, mas como realmente conseguimos isso? Começamos comemorando pequenas vitórias e metas, que não devem ser grandes e chamativos para todo mundo ver. Eles são importantes para nós, nem todos que conhecemos. Isso nos ajuda a superar o medo do fracasso, aumentando nossa autoconfiança quando atingimos uma meta.

Podemos começar tentando controlar o medo e a ansiedade que isso nos traz ou descobrindo a causa raiz do nosso medo do fracasso. Não podemos deixar a síndrome do impostor levar a melhor sobre nós. Qualquer um de nossos pequenos objetivos, que podem nos ajudar em nossa vida pessoal e profissional, são possíveis com trabalho árduo e esforços contínuos. Talvez desejemos nos tornar melhores líderes no trabalho.

Começaremos com pequenos passos, como aprender quais habilidades um líder precisa ou observar como nosso mentor lidera uma equipe. Saber que uma pequena vitória fortalece nossas habilidades nos ajudará a melhorar em um ritmo sustentável. Não precisamos acordar um dia e assumir os maiores projetos ou papéis para ter sucesso.

À medida que conquistamos nossas pequenas tarefas e buscamos um maior sucesso, nossa superação pode se transformar em derrota. Embora ser um superdotado não seja uma característica ruim, torna-se prejudicial quando é muito extremo. Se estamos acostumados a superação e sucesso, podemos lutar para tolerar ou aprender com o fracasso.

Estudos descobriram que o comportamento de superação tem três motivadores principais: realização, afiliação e poder. Os superdotados podem se tornar perfeccionistas e se esforçar para atingir um determinado padrão.

Coragem Não é a Ausência de Medo

Por que tememos o fracasso? Sentir medo é inevitável. Todo mundo teme alguma coisa, mas para prosperar na vida, devemos perseguir nossos objetivos e sonhos, mesmo que eles nos assustem. Podemos aprender com nossos erros, nos preparar para os piores cenários e nos responsabilizar quando queremos nos sabotar.

Lembre-se, não devemos nos esforçar para ser destemidos, mas corajosos. Superar o medo do fracasso requer coragem que nos capacita a seguir em frente mesmo quando estamos com medo.

Você não precisa aprender a ser corajoso sozinho. Procure ajuda para aprender como lidar com seus medos e desbloquear seu maior potencial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem