12 Coisas Que as Pessoas Disciplinadas Fazem Que Lhes Trazem Sucesso

O que torna algumas pessoas mais bem-sucedidas do que outras?

Ou melhor, qual é a força motriz por trás de seu sucesso que outras pessoas não parecem incorporar?

Esse sucesso não se limita ao ganho financeiro ou ao avanço na carreira, mas também pode abranger manter a casa limpa ou manter a boa forma física.

Geralmente, as pessoas que são bem-sucedidas nas coisas que fazem na vida compartilham uma coisa em comum: a disciplina.

Mas o que significa disciplina?

A maioria das pessoas associa essa palavra às regras de outras pessoas e às punições que se seguem se essas regras forem quebradas. Nesse caso, porém, a disciplina é definida pelo autocontrole, pela estrutura e pela ordem.

Abaixo estão algumas das principais coisas que as pessoas disciplinadas fazem que lhes trazem sucesso.

12 Coisas Que as Pessoas Disciplinadas Fazem Que Lhes Trazem Sucesso

1. Elas não dão desculpas.

A maioria das pessoas tem uma série de desculpas para não fazer uma coisa ou outra. Ou não é a hora certa, ou elas não têm o equipamento certo, ou elas têm que cuidar de X coisas primeiro.

Pessoas disciplinadas sabem quais são suas prioridades e deixam todo o resto de lado até que cuidem do que precisa ser feito.

Se elas decidiram lavar a louça todas as noites, mas uma noite querem relaxar e assistir a um filme, elas sabem que o filme pode esperar. Elas se comprometeram a fazer isso, e esse compromisso tem precedência sobre qualquer outra coisa.

Se elas desmaiam de exaustão ou dor, é uma história diferente, mas escolher deixar de lado uma prioridade para querer algo mais não é uma opção para elas.

Da mesma forma, se surgir um obstáculo que elas não previram, elas encontrarão uma maneira de contorná-lo e não usarão esse obstáculo como desculpa para não fazer algo.

2. Elas estabelecem metas.

Uma pessoa disciplinada que deseja atingir um objetivo fará questão de fazê-lo da maneira certa. Elas geralmente usam o método SMART: específico, mensurável, alcançável, relevante e com limite de tempo.

Por exemplo, em vez de dizer “Gostaria muito de aprender inglês algum dia”, eles dirão “Atingirei a proficiência em inglês em dois anos de estudo”. Isso cobre a parte específica e com limite de tempo do programa. Em seguida, elas escolhem quanto tempo gastam estudando e praticando o idioma semanalmente e acompanham seu progresso. Além disso, elas podem se recompensar ao atingir diferentes marcos.

Essa é uma abordagem eficaz porque é bem definida e segue um caminho muito específico. Elas não precisam se perguntar quais etapas precisarão seguir a seguir: existem trampolins e diretrizes a seguir.

3. Elas têm uma rotina regular.

Ter uma rotina regular elimina as suposições sobre o que fazer em um determinado dia. Em vez de acordar e se perguntar como alocar o tempo daquele dia, elas sabem exatamente quais são seus planos e o que é necessário para realizá-los.

As pessoas prosperam na rotina desde a infância, embora muitas se tornem rebeldes e tentem viver da forma mais espontânea e caótica possível. No entanto, aqui vai uma dica divertida: se você prestar atenção, descobrirá que até os festeiros mais loucos também têm uma rotina, mesmo que se recusem a admitir. Isso pode ser tão simples quanto pedir a mesma coisa toda vez que eles vão a sua lanchonete favorita. É uma pedra de toque que elas seguram subconscientemente para manter algum grau de ordem e segurança em suas vidas.

4. Elas visam a consistência.

Isso é um pouco diferente de uma rotina, pois nem tudo precisa acontecer diariamente (ou semanalmente) para que seja consistente. Em vez disso, é manter um compromisso, seja em casa ou fora. Pode estar relacionado a uma decisão que elas tomaram sobre suas escolhas alimentares, dedicação ao aprendizado de um novo idioma ou habilidade e assim por diante.

Por exemplo, elas podem decidir que não vão mais ingerir açúcar. Assim, não guardam açúcar em casa, nem compram produtos pré-fabricados com adição de açúcar. Para manter a consistência, no entanto, elas também evitarão consumi-lo quando não estiverem em casa.

O mesmo vale para aprender algo novo ou meditar. Se estiverem viajando, podem instalar um aplicativo de idiomas no telefone para continuar praticando em voos ou viagens. Ou elas vão levar alguns minutos para meditar logo pela manhã e fazer um pouco de ioga antes de dormir. Dessa forma, elas mantêm uma prática consistente, independentemente das circunstâncias atenuantes. (Lembra-se da parte “sem desculpas” mencionada primeiro? Isso)

5. Eliminam distrações e não perdem tempo.

Esses dois andam de mãos dadas, pois muitas pessoas desperdiçam incontáveis minutos (ou horas) de suas vidas em diversões vazias.

Preste atenção ao que você faz tempo e ao que você não faz. Se você diz que “não tem tempo” para se exercitar ou estudar, mas pode jogar no celular por horas, então você tem tempo de sobra: só está optando por gastá-lo mal.

As pessoas bem-sucedidas não desperdiçarão seu tempo com coisas que não as levem a um resultado desejado, fora do lazer ou do tempo social. Elas deixarão de lado todas as distrações possíveis para que possam se concentrar na tarefa ou busca em mãos.

Se vão se exercitar ou estudar, deixarão coisas como telefones ou livros em outro cômodo para que não haja nada ao alcance para tentá-los. Pense em um dojô ou ashram: são espaços grandes e limpos, vazios de tudo, exceto equipamentos vitais e garrafas de água.

6. Elas fazem listas (e as cumprem).

Sou um criador de listas entusiasmado agora, mas nem sempre fui assim. Cerca de 20 anos atrás, tive um chefe incrível e inspirador que compartilhou seu método para permanecer no curso. Todas as manhãs, antes de mergulhar no trabalho do dia, ele fazia uma lista de tudo o que precisava e queria realizar naquele dia.

Ele estimava quanto tempo cada tarefa levaria para ser concluída e anotava esse número ao lado de cada item da lista. Então ele determinava quais eram os mais importantes e quais poderiam ser feitos mais tarde. Dessa forma, ele poderia abordar as tarefas do dia como uma triagem, sabendo quais eram as prioridades e alocando-se X tempo para fazer cada uma delas.

Raramente ele era incapaz de realizar tudo em sua lista diária, e essas ocasiões sempre aconteciam devido a circunstâncias atenuantes, como falta de energia ou simulação de incêndio.

7. Elas são organizadas.

As pessoas organizam seu tempo e horários da maneira que funciona melhor para elas. Por exemplo, alguém pode ter um planejador digital no qual controla coisas como prazos de trabalho, compromissos e assim por diante, enquanto outro mantém um bloco de notas no bolso para que possa verificar as coisas à medida que as conclui.

Tenho dois enormes calendários de apagar na parede da cozinha: um é um planejador semanal e o outro cobre três meses de relance.

Esse tipo de organização também se estende a itens físicos. Tudo tem um lugar certo para ser guardado, assim sapatos e roupas são guardados ordenadamente em vez de jogados no chão, diferentes ingredientes culinários são armazenados de forma que façam sentido para o cozinheiro, e assim por diante.

8. Fazem companhia a pessoas que têm objetivos ou dedicação semelhantes.

Poucas coisas são tão prejudiciais à autodisciplina quanto estar cercado por pessimistas e sabotadores. Você pode pensar que a maioria das pessoas não tentaria dissuadir ou sabotar as pessoas ao seu redor - especialmente aqueles com quem dizem se importar - mas uma rápida varredura nas redes sociais mudará sua opinião.

Amigos e familiares podem zombar de você por causa de suas escolhas de estilo de vida. Se você se tornou vegano, eles podem colocar carne em sua comida. Ou eles podem quebrar seu equipamento de exercícios para impedir que você entre em forma. Isso geralmente acontece quando as pessoas se sentem inseguras sobre seu próprio estilo de vida e tentam forçar os outros ao seu nível.

Pessoas disciplinadas se cercam de pessoas que compartilham seu tipo de disciplina ou a encorajam. Elas mantêm um ao outro no caminho certo e não trazem tentações ou negatividade para o grupo.

9. Elas se responsabilizam.

Falamos sobre desculpas antes, mas isso é diferente. Muitas pessoas culpam os outros por seus infortúnios, em vez de assumir a responsabilidade por como as coisas aconteceram.

Alguns adotam a abordagem de vitimização, falando sobre como um trauma em seu passado significa que agora eles são acionados se não terminarem um projeto a tempo, tornando suas falhas culpa de outra pessoa.

Pessoas disciplinadas sabem que são os autores de suas próprias histórias e, portanto, são os responsáveis finais se os empreendimentos forem bem-sucedidos. Ou não.

Se elas fracassam porque procrastinaram ou se esqueceram de fazer algo a tempo, elas assumem. Além disso, elas não apenas se responsabilizam, mas também tomam medidas para remediar a situação.

Isso também não se aplica apenas às suas atividades pessoais. Pessoas disciplinadas são ótimos empregadores porque admitem seus erros e os reparam rapidamente, em vez de tentar passar a responsabilidade ou explicar seus erros. Isso mostra imensa integridade e lhes dá muito respeito.

10. Elas permanecem rumo ao objetivo.

Ou, em termos mais simples, eles fazem de suas próprias vidas uma prioridade em vez de gastar tempo e energia nos buracos negros emocionais dos outros. Elas raramente se envolvem no drama de outras pessoas porque sabem que não é seu fardo assumir.

Claro, elas ainda serão ouvidos atentos para aqueles próximos a elas e ajudarão em caso de emergência, mas não têm tempo nem paciência para carregar outros que se recusam a andar sozinhos.

Além disso, elas encorajam outras pessoas próximas a elas a se resolverem e podem até se oferecer para ajudá-las se e quando chegarem a esse ponto.

11. Elas não abocanham mais do que podem mastigar.

Isso significa que elas não tentam fazer muitas coisas simultaneamente, pois sabem que isso espalhará demasiada energia. Em vez disso, elas escolherão uma ou duas coisas que sabem que podem fazer completamente (e bem), em vez de uma dúzia de coisas nas quais não conseguirão se concentrar adequadamente.

Essas atividades geralmente serão diferentes, mas complementares. Por exemplo, elas podem escolher um desafio físico e intelectual para dividir seu tempo. Elas podem fazer uma hora de exercício pela manhã ou à tarde e depois passar uma hora à noite com o aprendizado do idioma mencionado acima ou estudando um tópico que os fascina. Se fizessem duas ou três atividades físicas por dia, ficariam fisicamente esgotados. O mesmo vale para muito estímulo mental: elas ficariam esgotadas e não seriam capazes de se concentrar em nada.

12. Elas não desistem.

Pessoas disciplinadas sabem que todos podem sofrer contratempos, mas esses contratempos não são uma desculpa para desistir. Assim como encontrar uma maneira de contornar obstáculos inesperados, elas se reagruparão e tentarão novamente ou encontrarão outra maneira de manter sua rotina ou atingir seu objetivo.

Dependendo do revés ou obstáculo que encontrarem, isso pode exigir mudar a trave ou até mesmo mudar totalmente a direção. A chave aqui é que elas não desistem e simplesmente deitam no chão em uma poça de desânimo. Elas trabalham com o que têm disponível naquele dia - seja energia, recursos, capacidade física ou equipamento - e seguem em frente.

Resumindo

Se você busca mais autodisciplina em sua vida, pode se beneficiar da incorporação de alguns desses hábitos e abordagens. Nem todos funcionarão para todos e, como mencionado, pessoas diferentes abordarão o gerenciamento de tempo de maneiras diferentes.

A chave é encontrar a combinação de métodos que funciona melhor para você e, então, ser consistente com eles.

Quer ser mais disciplinado, mas está lutando para fazer isso sozinho?

Nós realmente recomendamos que você fale com um terapeuta para chegar onde deseja. Porque? Porque eles são treinados para ajudar pessoas em situações como a sua. Eles podem ajudá-lo a identificar os motivos de sua falta de disciplina e fornecer conselhos personalizados para ajudá-lo a superar esses bloqueios mentais.

Muitas pessoas carecem de disciplina e a maioria tenta se atrapalhar e se forçar a fazer as coisas – sem sucesso. Se for possível em suas circunstâncias, a terapia é 100% o melhor caminho a seguir.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem